sábado, 26 de julho de 2008

Aeronáutica e SES/MG montam hospital de guerra

Da AGÊNCIA MINAS

Para agilizar o atendimento às consultas especializadas, que muitas vezes geram filas nos serviços de saúde na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será instalado, deste sábado, 26, até o próximo dia 30, na Grande BH, o Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira (HCAMP). Trata-se de uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES/MG) e o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR). Atendendo de 8h às 18h, o hospital terá capacidade de atendimento de até 720 pessoas por dia.

A unidade será ativada no bairro Aeronautas, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Serão feitos atendimentos a pacientes da microrregião de Vespasiano, composta pelos municípios de Confins, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo, São José da Lapa, bem como pacientes de Santa Luzia, Ribeirão das Neves e Santana do Riacho, que, juntos, somam mais de 700 mil habitantes.

A SES/MG lembra que, nessa operação, não haverá o atendimento de pacientes que, eventualmente, se encaminharam ao HCAMP através de demanda espontânea, portanto, todas as pessoas que participarão da operação deverão ter os seus nomes encaminhados, previamente, pelas secretarias municipais de Saúde. O Hospital de Campanha é montado regularmente com o objetivo capacitar os profissionais de saúde da Aeronáutica para atendimentos em situação de combate e vítimas de guerra. Como a estrutura é ampla, ela foi colocada a serviço da população, dando a oportunidade dos profissionais da instituição empregarem seus conhecimentos.

Formado por 16 módulos, móveis e climatizados, o hospital possui consultórios e a infra-estrutura para suporte elétrico, hidráulico e tratamento de efluentes. Serão oferecidas as seguintes especialidades: pediatria, cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, endocrinologia e odontologia. Na clínica médica serão ofertadas, ainda, mais seis especialidades, como oncologia, mastologia, nefrologia, oftalmologia e otorrinolaringologia. Farmacêuticos também estarão disponíveis.

O Hospital de Campanha irá disponibilizar ainda aos usuários, ultrassonografias, exames radiológicos, exames laboratoriais, preventivos do câncer de colo uterino, pequenas cirurgias (retirada de verrugas, cistos, entre outros), orientação de saúde oral nas escolas, educação higiênica e sanitária e orientação religiosa.

Nenhum comentário: