quinta-feira, 16 de abril de 2009

Seminário de incentivo à leitura será encerrado hoje em BH



Da AGÊNCIA MINAS

Encerra-se, nesta quinta-feira, dia 16, em Belo Horizonte, o Seminário Políticas de Incentivo à Leitura, que, desde anteontem, dia 14, é realizado na Superintendência de Bibliotecas Públicas. O objetivo é democratizar o acesso à leitura.

A abertura do Seminário contou com a presença do escritor mineiro radicado no Rio de Janeiro, Affonso Romano de Sant’Anna (foto Lúcia Sebe/Secom MG). Na oportunidade, Romano lembrou o constante e difícil trabalho de combate ao analfabetismo no País. "Nossa geração, aqui no Brasil, vive um desafio curioso. Temos que enfrentar, de uma só vez, três formas de analfabetismo: o analfabetismo em si, o analfabetismo funcional e o digital. Todos precisam ser enfrentados simultaneamente, em um país com dimensões continentais, como o nosso. Essa não é uma tarefa fácil. Todos nós, aqui presentes, realizamos um trabalho Sísifo", disse, citando o personagem mitológico que foi condenado a rolar uma grande pedra de mármore com suas mãos até o cume de uma montanha.

Neste último dia do encontro, que mobiliza gestores públicos das áreas de cultura e educação, bibliotecários, gestores de bibliotecas, professores, editores, livreiros e profissionais envolvidos com temas em torno da leitura, a coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares de Fortaleza, Maria Helena Costa, e a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Nilma Gonçalves Lacerda, discutirão a relação entre cultura e educação vista através das bibliotecas públicas escolares.

O debate sobre as ações da iniciativa privada para fomentar a leitura terá participação de representantes do Instituto C&A e Petrobrás. Para falar da leitura como movimento político, encerrará o evento o professor Luís Percival Leme Britto, da Universidade de Sorocaba, e o deputado federal Marcelo Almeida (PMDB-PR), presidente da Frente Parlamentar Mista de Leitura. Marcelo Almeida coordena, há quatro anos, o Programa Conversa Entre Amigos, no Paraná, cujos leitores cadastrados se reúnem regularmente para debater obras literárias.

Nenhum comentário: