quinta-feira, 30 de abril de 2009

Até agora, gripe suína está descartada em Minas Gerais

Da AGÊNCIA MINAS

"A respeito do enfrentamento da Influenza (gripe) Suína em Minas Gerais", a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) liberou, na noite de ontem, dia 29, a Nota: “Exames descartam febre suína em casal internado na Capital”, com o seguinte texto:

“1. A SES recebeu, às 18h57min, por e-mail, o resultado de duas das três coletas (de material) enviadas para a Fiocruz. Ambas deram negativas, o que implica no descarte dos casos, que se referem ao casal internado na segunda-feira (27-04).
2. Em Minas Gerais existem, até o momento, cinco casos notificados, sendo três descartados e dois em investigação. Os pacientes ainda permanecem em isolamento no Hospital das Clínicas. O casal que teve o caso descartado apresenta condições de alta. A 5ª paciente, que deu entrada no HC na tarde de hoje (29), não apresenta os sintomas da doença, sendo portadora de sinusite. Ela também apresenta condições de alta. Nenhum dos pacientes internados no HC está recebendo medicamentos antivirais.
3. Será publicado nesta quinta-feira (30/04) no Diário Oficial do Estado, uma resolução que cria o Comitê de Enfrentamento da Ameaça da Gripe Suína. Este comitê é composto por: Secretaria de Estado de Saúde, Fundação Ezequiel Dias (Funed), Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMS-BH), Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Infraero.
4. A SES disponibilizará uma ambulância com todas as medidas de biossegurança, em plantão de 24 horas, baseada no Aeroporto de Confins para transporte de casos de pacientes em observação vindos das áreas de risco. Outra ambulância permanecerá na SES para oferecer apoio aos hospitais referência.
5. As autoridades de saúde advertem que, nesta época do ano, os episódios de gripe comum aumentam. O cidadão não deve procurar atendimento em hospitais e unidades de saúde. O procedimento indicado é ligar para o 0800-283-2255, onde receberá todas as orientações necessárias.
6. Serão disponibilizados mais 34 leitos de isolamento comum (não respiratórios), no Hospital Eduardo de Menezes, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A previsão é de que estejam disponibilizados, a partir de terça-feira da semana que vem, dia 5 de maio.
7. O Ministério da Saúde disponibilizou 20 tratamentos de gripe suína para Minas Gerais”.

Antes dessa Nota, o “Comitê de Enfrentamento da Gripe...” já havia anunciado as principais medidas que, em reunião especial com as autoridades, no início desta semana, foram e estão sendo tomadas para se prevenir a gripe suína em Minas Gerais:

“A Infraero está enviando para a Secretaria de Estado de Saúde e Anvisa a lista dos cidadãos que chegaram do exterior nos últimos 20 dias. A Secretaria Estadual da Saúde está montando um serviço de telemarketing para fazer busca ativa, por meio da qual técnicos da SES entrarão em contato com essas pessoas para fazer um monitoramento, verificando se elas apresentam sintomas da gripe. A previsão é de que o serviço comece a funcionar nesta quinta-feira, dia 30.

A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando um médico para ficar de plantão no Aeroporto de Confins, recebendo pessoas que chegam de países considerados de risco, como México e Estados Unidos. Caso seja necessário, os passageiros serão encaminhados para o hospital referência (no caso, o Hospital das Clínicas da UFMG).
Técnicos da Epidemiologia também estão de plantão no telefone 0800-283-2255 para esclarecer dúvidas da população. A SES/MG está ampliando a capacidade de atendimento de um para sete atendentes. A jornada de trabalho passa a ser de 24 horas.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas e a Anvisa estão produzindo materiais educativos com informações à população. As peças – cartazes, folderes e baneres – serão distribuídas na rede hoteleira, agências de viagens, companhias aéreas, aeroportos e em rodovias. A previsão é que o material comece a ser distribuído nesta quinta-feira.

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, por meio de Protocolo, todos os exames laboratoriais serão realizados em laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Depois de concluídos, serão encaminhados para a Funed. A divulgação dos resultados será feita apenas pela Secretaria de Estado de Saúde.

A Secretaria de Estado de Turismo está liberando para a SES uma lista relacionando os eventos que serão realizados em Minas nos próximos dias, bem como aqueles que serão promovidos fora do País. A partir daí, será feito um monitoramento dos participantes.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas e a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte estão buscando ampliação de retaguarda hospitalar com oferecimento de mais leitos de isolamento.

O Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) possui seis leitos de isolamento respiratório, com sistema especial de ventilação e filtro de ar. Além destes, o HC está disponibilizando mais 18 leitos comuns que serão utilizados para isolamento de pacientes, caso seja necessário.

Uma equipe de sete missionários mexicanos, de uma Ong que trabalha com crianças, que desembarcou no Aeroporto Tom Jobim (Galeão do Rio de Janeiro) na noite de segunda-feira, dia 27, e na Rodoviária de Belo Horizonte na manhã da última terça-feira, 28) foi orientada a permanecer em observação por 10 dias em uma casa na cidade. Essas pessoas não tiveram nenhum contato com crianças e estão assintomáticas. O procedimento adotado será padrão para todas as pessoas que desembarcarem das áreas de risco”.

Nenhum comentário: