quarta-feira, 1 de abril de 2009

Quarta Cultural da UFMG apresenta Grupo Instrumental Cariúnas

O Grupo Instrumental Cariúnas é a atração desta quarta-feira, 1º de abril, às 12h30min, da série de concertos didáticos Quarta Cultural do Conservatório UFMG. O grupo é uma das vertentes das atividades desenvolvidas no projeto de responsabilidade social da Sociedade Artística Mirim de Belo Horizonte (SAM-BH), que atende crianças e adolescentes nas áreas de dança, teatro e música. Com sede no bairro Planalto, em Belo Horizonte, o projeto conta também com banda, grupos corais, de sopros, dança e teatro, que têm participado de concursos e festivais por todo o Brasil.

O Grupo Instrumental Cariúnas nasceu do encontro entre alunos e professores do projeto, em momentos informais, como as horas de almoço e finais de tarde. Hoje, o Cariúnas é formado por alunos e ex-alunos do projeto que se tornaram profissionais e que atuam também em outras escolas e projetos sócio-culturais.

Nesta Quarta Cultural no Conservatório da UFMG (rua Guajajaras, 100 (entre Afonso Pena e Goiás), no Centro de BH, o grupo vai se apresentar com a seguinte formação: Amanda Costa (clarinete, voz, percussão), Alexandre Cruz (surdo e cuíca), Ânderson Santos (sax tenor), David Diel (violão sete cordas), Poliana Soares (clarinete, voz), Priscila Norberto (flauta transversal, voz), Rafael Ânderson (flauta transversal), Reginaldo Costa (cavaquinho), Tyara Rafaela (flauta transversal, voz) e Paloma Bispo (sax soprano, voz). A apresentação terá a participação especial da renomada pianista e professora Tânia Mara Lopes Cançado, fundadora e diretora do Projeto Cariúnas.O repertório, dedicado à música brasileira, vai transitar do erudito ao popular, apresentando composições de Heitor Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Antônio Carlos Jobim e Adoniran Barbosa.

Realizada há quatro anos, sob a coordenação da jornalista e produtora cultural Jane Medeiros, coordenadora de Projetos Culturais do Conservatório UFMG, a série de concertos didáticos Quarta Cultural vem conquistando o público, com uma programação variada. Com o principal objetivo de formar platéia e difundir a música erudita e instrumental contemporânea, a série tem apresentado tanto músicos mineiros já consagrados, como jovens talentos em formação nas diferentes escolas de música da cidade, em concertos e recitais com entrada franca.

Toda a programação da série, neste primeiro semestre de 2009 pode ser obtida no site www.conservatorio@ufmg.br .

Nenhum comentário: