segunda-feira, 20 de abril de 2009

‘Ano da França...’ movimenta a semana em Minas

Da AGÊNCIA MINAS

Desde o último fim de semana, Ouro Preto está em festa com as atividades do Ano da França no Brasil. A 96 quilômetros da Capital do Estado, a cidade mineira está sendo palco de uma intensa programação cultural e gastronômica para reforçar os laços entre Brasil e França.

A programação em Ouro Preto, coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, reflete a diversidade das culturas francesa e mineira, e começou, na última sexta-feira, dia 17, à noite, com a abertura da exposição “A Inconfidência Mineira no contexto da Revolução Francesa”, no Museu da Inconfidência. A mostra traz peças, como a tela Esquartejamento de Tiradentes, de Pedro Américo; a sentença original de Tiradentes; o mapa de Paris, de 1789, com registro dos locais e dos fatos mais importantes da Revolução Francesa, entre outros.

Nesta segunda-feira, dia 20, às 14h30min, será aberta a exposição “Gorceix – 90 anos depois”. A mostra vai homenagear o engenheiro francês que inaugurou, em 1876, a pedido do então imperador Dom Pedro II, a primeira escola de estudos mineralógicos, geológicos e metalúrgicos do Brasil – a Escola de Minas de Ouro Preto. Às 15h, haverá o lançamento do folder bilíngue (francês e português) dos museus de Ouro Preto, e lançamento do manifesto “Memorial a Tiradentes”, inspirado na Revolução Francesa, no Museu Casa dos Contos.

O livro “A presença francesa no Brasil”, organizado pela Câmara de Comércio França/Brasil e Arcelor Mittal, será lançado às 17h30min, na Casa Fiemg, também nesta segunda-feira. A Casa Fiemg receberá, ainda hoje, a partir das 19h, a exposição “Caminhos da Fé”, com peças da coleção dos franceses Maria Helena e Jacques Boulieu. A mostra reúne objetos de arte sacra provenientes do Brasil e de outros paises da América Latina e Ásia, como imagens, quadros e pratarias.

E, para encerrar o dia, a cidade histórica receberá, na Praça da Universidade, às 20h30min, um grande concerto, com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e a Orquestra de Sopros de Nord Pas-de-Calais. As orquestras tocarão, respectivamente, os hinos nacionais do Brasil e da França, unindo-se, depois, para tocar o famoso “Bolero de (Maurice) Ravel”. Dividindo o mesmo palco, uma das maiores artistas do País, Bibi Ferreira, acompanhada de sua banda, interpretará um repertório com os clássicos imortalizados pela cantora francesa Èdith Piaf.

As celebrações de pré-abertura serão encerradas, amanhã, 21 de abril, com a cerimônia oficial de entrega da Medalha da Inconfidência, a partir das 11h, na Praça Tiradentes, a personalidades com reconhecidos trabalhos ligados à França.

O Ano da França no Brasil vai até o dia 15 de novembro próximo. A programação é organizada na França pelo Comissariado Geral Francês, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Europeus, pelo Ministério da Cultura e da Comunicação - Culturesfrance. No Brasil, o evento é coordenado pelo Comissariado Geral Brasileiro, pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério das Relações Exteriores.

Em Minas Gerais, foi organizado um comissariado para cuidar da programação local, composto pelo secretário de Estado de Cultura de Minas, Paulo Brant, juntamente com Antônio Grassi, assessor do Governo de Minas e curador do França Brasil 2005; a empresária Ângela Gutierrez; Manoel Bernardes, cônsul honorário da França no Brasil; Sylvie Debs, adida cultural da Embaixada Francesa em Belo Horizonte; e Gisela Mattoso, secretária executiva.

Nenhum comentário: