quinta-feira, 16 de abril de 2009

Minas recebe operadores turísticos norte-americanos



Da AGÊNCIA MINAS

Como parte das ações de incentivo à comercialização do destino Minas Gerais no mercado internacional, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas (Setur) recebe, entre amanhã, 17, e domingo próximo, dia 19, um grupo de 12 operadores de turismo dos Estados Unidos. O grupo ficará três dias no Estado e conhecerá Belo Horizonte, as cidades históricas de Tiradentes e São João del-Rei, além do Centro de Arte Contemporânea Inhotim, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Nesta cidade, o Museu de Arte chama a atenção pela beleza cênica e obras peculiares de artistas renomados, como os belos jardins projetados por Burle Marx.

Somente nos dois últimos anos, a Setur já recebeu 96 operadores nacionais e internacionais. A viagem de familiarização (famtour) dará aos jornalistas estrangeiros a oportunidade de fazer visitas técnicas aos hotéis, restaurantes e equipamentos turísticos, propiciando a formação de roteiros com alguns dos atrativos naturais, históricos e culturais do Estado.

A iniciativa é da Secretaria de Estado de Turismo de Minas, em parceria com a Embratur, que vêm trabalhando para inserir o produto mineiro de forma inovadora e competitiva no mercado turístico mundial, tendo em vista a implementação do vôo que interliga Miami e Belo Horizonte, em operação desde o início de novembro de 2008, pela companhia American Airlines.

A secretária Érica Drumond (foto José Carlos Paiva/Secom MG) lembra que o Governo de Minas tem realizado, nos últimos anos, uma série de ações de divulgação e promoção do destino mineiro no mercado internacional. “Precisamos atrair o maior número de norte-americanos, pois a implementação da nova rota significa uma grande possibilidade para o mercado turístico mineiro e para o desenvolvimento da atividade econômica do Estado. A visita desses operadores irá promover a inserção do destino Minas Gerais nas prateleiras das principais agências e operadoras do turismo dos EUA”, ressalta a secretária.

A idéia do Ministério do Turismo é reforçar a campanha publicitária ‘Brasil Sensacional”, lançada em Nova Iorque, em setembro do ano passado, e promover ações para profissionais de turismo dos Estados Unidos com o intuito de impulsionar a comercialização de novos pacotes e roteiros que incluam os estados que receberam os vôos.

Os Estados Unidos são o segundo país emissor de turistas para o Brasil, só ficando atrás da Argentina, segundo pesquisa do Ministério do Turismo, por meio da Embratur. O estudo constatou que cerca de 700 mil norte-americanos visitaram o Brasil, em 2007, por negócios, eventos e convenções, visita a amigos e parentes, lazer e outros motivos.

Nenhum comentário: