sexta-feira, 17 de abril de 2009

Comemoração da Inconfidência Mineira começa hoje

Da AGÊNCIA MINAS

A comemoração da Inconfidência Mineira tem um toque francês este ano. A programação começa nesta sexta-feira, dia 17, com a pré-abertura do “França.Br 2009” Ano da França no Brasil em Ouro Preto. Composto de exposições, festival gastronômico, mostra de cinema, lançamento de livro, apresentações musicais e um grande concerto, além da entrega da Medalha da Inconfidência no dia 21 de abril, o ”França Br 2009” é realizado em reciprocidade ao bem-sucedido Ano do Brasil na França, comemorado em 2005.

Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, a programação do Ano da França no Brasil reflete a diversidade das culturas francesa e mineira, e começa com a abertura da exposição “A Inconfidência Mineira no contexto da Revolução Francesa”, no Museu da Inconfidência, às 20h30min desta sexta-feira. A mostra trará peças, como a tela Esquartejamento de Tiradentes, de Pedro Américo; a sentença original de Tiradentes; o mapa de Paris, de 1789, com registro dos locais e dos fatos mais importantes da Revolução Francesa, entre outros.

Amanhã, dia 18, às 12h, será aberto um festival gastronômico chamado “Comida di Bistro”, uma versão do “Comida di Buteco”, com tira-gostos típicos de Minas harmonizados com vinhos franceses. O público poderá experimentar as deliciosas combinações até o dia 20, na Praça da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Também amanhã, sábado, às 17h, será aberta a programação de cinema francês no Cine Vila Rica. Às 20h, no Teatro Municipal, haverá o concerto França Brasil, da Orquestra Ouro Preto, em homenagem à música francesa.

Como parte da programação, a Capela do Bom Jesus das Flores do Taquaral, em Ouro Preto, será reinaugurada, dia 19, domingo próximo. A capela, que foi restaurada com patrocínio do Banco Francês BNP-Paribas, foi construída em 1748, em substituição à capela primitiva de taipa. Uma missa será celebrada, às 11h, para marcar o momento.

O Ano da França no Brasil também marcará o nascimento de uma exposição permanente em Minas Gerais. No próximo domingo, às 17h, será inaugurada a Exposição Permanente dos Naturalistas Viajantes, na Casa do Bandeirista do Parque Estadual do Itacolomi, com destaque para os naturalistas franceses, como Saint-Hilaire (1779-1853), Jean Moris Eduard Ménétriès (1802-1861) e Claude-Henri Gorceix (1842-1919).

Nesse museu, serão tratados temas do cotidiano, como ferramentas, objetos e artefatos, percursos percorridos, além de uma linha do tempo correlacionando os fatos da época aos viajantes. Ainda no domingo, às 20h, a Praça da Universidade receberá uma apresentação da tradicional Orquestra de Sopros de Nord Pas-de-Calais, também conhecida como fanfarra, fundada em 1890. Em sua primeira turnê fora da Europa, o grupo - da cidade de Montigny en Gohelle, ao Sul de Lille - traz a Minas Gerais uma formação de 56 músicos.

A programação do “França Br 2009”, prossegue na próxima semana.

Nenhum comentário: