terça-feira, 21 de abril de 2009

Medalha da Inconfidência marca Ano da França no Brasil

Da AGÊNCIA MINAS

Como faz, tradicionalmente, nesta data, o Governo de Minas Gerais entrega, neste 21 de abril, às 9h, em Ouro Preto, a Medalha da Inconfidência a 236 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e do País. A solenidade marcará o encerramento das comemorações da Semana da Inconfidência e parte das festividades do Ano da França no Brasil com extensa programação cultural, desde a noite da última sexta-feira, dia 17, incluindo exposições, festival gastronômico, concerto, shows e mostra de cinema.

A cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, a maior comenda do Estado, marcará também os 220 anos da Revolução Francesa e da Inconfidência Mineira, movimentos revolucionários responsáveis por grandes transformações sociais e políticas na Europa e no Brasil.

Entre os agraciados estão políticos, ministros, empresários, intelectuais, artistas e esportistas. Alguns deles: os ministros da Cultura, Juca Ferreira, e da Previdência Social, José Barroso Pimentel; o presidente da Academia Brasileira de Letras, Cícero Sandroni; o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Carlos Alberto Marques Soares; o embaixador da França no Brasil, Antoine Pouilleute; o embaixador dos Estados Unidos, Cliffod Sobel; as cantoras Bibi Ferreira e Fafá de Belém; o ator Jonas Bloch; os estilistas Ronaldo Fraga, Renato Loureiro e Terezinha Santos. Pelo seu centenário, será homenageado o compositor Ataulfo Alves. Também receberão a medalha as empresárias Lily Marinho e Betty Lagardère e o padeiro e empresário francês Olivier Anquier.

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952, pelo então governador Juscelino Kubitscheck, e é entregue sempre no dia 21 de abril, com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

Com direção artística do dramaturgo Gabriel Vilela, a solenidade valorizará o lema “Liberdade, ainda que tardia”, que inspirou a Inconfidência Mineira. Liberdade também é um dos lemas da Revolução Francesa (“Liberdade, Igualdade e Fraternidade”).

Durante a cerimônia, o governador Aécio Neves fará revista à tropa assim que chegar à Praça Tiradentes, no Centro de Ouro Preto. Ele seguirá pelo tapete vermelho e se posicionará em frente à estátua do mártir da Inconfidência Mineira, onde, tradicionalmente, são rendidas as homenagens à imagem e história de Tiradentes.

O governador retorna ao palanque e assina o ato de transferência da Capital do Estado para Ouro Preto e faz a entrega das medalhas. O ator Marcello Antony recitará trechos do poema “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meirelles. O Hino Nacional Brasileiro será interpretado pelo grupo teatral de Barbacena, Ponto de Partida. “A Marselhesa”, hino nacional da França, será cantado pela cantora Bibi Ferreira, enquanto o cantor e compositor mineiro, Milton Nascimento, cantará o hino do Estado de Minas Gerais “Oh, Minas Gerais”.

O encerramento da solenidade em Ouro Preto ficará por conta dos jovens integrantes do Programa Valores de Minas, que apresentarão trecho do espetáculo “Sempre Alegre Miguilim”, inspirado em textos de Guimarães Rosa. A performance final terá participação dos Objetos Voadores, da artista plástica Ana Gastelois.

Em Belo Horizonte, o 21 de abril será marcado por um concerto da Banda de Fuzileiros Navais, do Rio de Janeiro. A apresentação será às 20h, no Auditório Topázio, do Minascentro, na Av. Augusto de Lima.

Nenhum comentário: