segunda-feira, 27 de abril de 2009

Belo Horizonte aplaude montagem de ‘Brincando com o Folclore’



A montagem de “Brincando com o Folclore” (foto/Divulgação) chega à Capital mineira, por meio da programação do Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante, para quatro apresentações, desta segunda-feira, dia 27, à próxima quinta-feira, 30, no Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes. Durante a encenação, as crianças são convidadas a participar, junto com os atores, de brincadeiras que fizeram parte da infância de seus pais, avós, de repente até de muito antes de seus tataravós.

Sucesso de público e crítica em Curitiba e Rio de Janeiro, a peça leva aos palcos o encanto e a magia das atividades lúdicas. Brincadeiras, como Escravos de Jó, Cinco Marias, Elástico, Cabra-Cega e Mamãe-Posso-Ir estão no repertório.

A montagem resgata também figuras do folclore infantil e baseadas nas raízes lusa, indígena e afro-brasileira. “Teresinha de Jesus”, “Pai Francisco” e “Alecrim Dourado” são as três personagens “brincantes”, com diferentes origens e realidades culturais, que se reúnem todos os dias na rua onde moram para se divertir. Enquanto jogam, tecem reflexões e comentários sobre a vida e a experiência única que é crescer.

O texto de Paula Giannini é interpretado na íntegra por meio de ditos populares, costumes e canções da cultura brasileira. Dirigida por Amauri Ernani, o espetáculo dialoga com antigas brincadeiras de rua, cantigas de roda e acalantos, costumes populares e de tradição oral.

Ganhador de dois prêmios – Culturas Populares, em 2007, e Ludicidade Pontinhos da Cultura, do Ministério da Cultura –, o espetáculo é o resultado de uma pesquisa na área de folclore infantil brasileiro, desenvolvida pela equipe Palco Produções, sob coordenação do folclorista Inami Custódio Pinto e de Paula Giannini.

Nenhum comentário: