quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ano da França no Brasil reforça laços entre os dois países

Da AGÊNCIA MINAS

Depois das comemorações do 21 de Abril, o Ano da França no Brasil prossegue em reciprocidade ao bem-sucedido Ano do Brasil na França, realizado em 2005, quando Minas e outros estados brasileiros mostraram os valores da cultura brasileira em várias cidades francesas. As atividades se estendem até o dia 15 de novembro. A programação é organizada na França pelo Comissariado Geral Francês, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Europeus, pelo Ministério da Cultura e da Comunicação – Culturesfrance; no Brasil, o evento é coordenado pelo Comissariado Geral Brasileiro, pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério das Relações Exteriores.

Em Minas Gerais, foi organizado um comissariado para cuidar da programação local, composto pelo secretário de Estado de Cultura de Minas, Paulo Brant, juntamente com Antônio Grassi, assessor do Governo; a empresária Ângela Gutierrez; o cônsul honorário da França no Brasil, Manoel Bernardes; a adida Cultural da Embaixada Francesa em Belo Horizonte, Sylvie Debs; e Gisela Mattoso, secretária executiva.

Em 2005, a cultura brasileira foi destaque na França. Eventos culturais brasileiros invadiram diversas cidades francesas durante todo o ano e mobilizaram 15 milhões de espectadores naquele país. O público pôde conferir exposições de artes plásticas e popular, mostras de cinema, espetáculos musicais e de artes cênicas, entre outras manifestações, que apresentaram o Brasil em toda a sua diversidade cultural.

Minas Gerais participou do evento com a Semana Minas na França, de 16 a 21 de agosto de 2005. A representação cultural mineira levou àquele país europeu um leque de manifestações oriundas de diversos cantos de Minas. Durante a Semana, 125 artistas mineiros, como cantores, dançarinos e grupos de teatro, apresentaram a cultura do Estado, com manifestações que perpassaram o fazer artístico tradicional e contemporâneo.

Nenhum comentário: