quarta-feira, 1 de abril de 2009

Abril começa com música erudita no Palácio das Artes


O mês de abril deve seguir o mesmo caminho do Quarta Erudita de março, quando a Sala Juvenal Dias recebeu 250 pessoas que se emocionaram com as primeiras apresentações deste ano. Neste mês, músicos nacionais e internacionais vão continuar tocando a suavidade e a beleza da música erudita: dia 8, Quarteto de Cordas; dia 15, Recital de Piano; 22, Recital de Canto e Violão; e, dia 29, Concerto de Piano a Quatro Mãos.

Neste primeiro dia de abril, tem Quarta Erudita no Palácio das Artes. Músicos do Canadá e do Brasil se juntaram para formar o CKS – Contemporary Keyboard Society (foto/Joseph Malloch) - música contemporânea para teclados. Kathelyn Clark, no cravo, Xenia Pestova, no piano, e Fernando Rocha, na percussão, vão interpretar obras de Messiaen, Andriessen, Burns, Murail, Liget, Frigon, Lanza. O concerto de hoje será na Sala Juvenal Dias, às 19h30min, e o ingresso custa R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia entrada conforme a lei).

Os três músicos se juntaram em 2006, em Montreal, Canadá, para formar o CKS – Contemporary Keyboard Society (Sociedade dos Teclados Contemporâneos). O objetivo do grupo é estimular a criação e promover a performance de novas obras para teclados diversos. Além da performance de solos, duos e trios, os integrantes do conjunto se propõem a colaborar com outros músicos, compositores e artistas de outras áreas na criação de obras de caráter interdisciplinar. Nos concertos do CKS, são utilizados piano, cravo, vibrafone, glockenspiel, kalimba, pianos de brinquedo, sintentizadores, laptop e todo e qualquer tipo de instrumento controlado por teclas.

O “Quarta Erudita” é um projeto da Fundação Clóvis Salgado, que privilegia a música de câmara erudita lírica ou instrumental, contemplando variadas formações instrumentais e estilos distintos. Ainda em abril, o projeto ainda leva os sons do Quarteto de Cordas no dia 08, recital de piano no dia 15, recital de canto e violão dia 22 e, encerrando o mês, no dia 29, concerto de piano a quatro mãos.

Nenhum comentário: