sexta-feira, 3 de abril de 2009

II Salão Mineiro do turismo será aberto hoje na Capital



Da AGÊNCIA MINAS

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) promove hoje, dia 3, e amanhã, 4, no Minascentro, em Belo Horizonte, o II Salão Mineiro do Turismo. Esta segunda edição será uma mostra dos produtos turísticos de todas as regiões de Minas, e um convite para que o mineiro conheça os atrativos turísticos do Estado. No encontro, haverá espaço de discussão e palestras, voltado a gestores públicos e empreendedores do turismo, sobre os avanços, modelos de gestão e novidades no setor. A abertura oficial será nesta sexta-feira, dia 3, às 10h, com palestra magna do vice-governador de Minas, professor Antonio Augusto Anastasia, com o tema “Inovações na Gestão Pública”.

Além de divulgar o turismo de Minas, o Salão será uma oportunidade de fortalecimento e apresentação dos trabalhos das Associações dos Circuitos Turísticos (instâncias de governança regional) e mobilização dos prefeitos mineiros em torno da importância da atividade para o desenvolvimento econômico do Estado. “O Salão Mineiro será um espaço de comercialização de produtos, troca de conhecimento, capacitação e promoção do turismo de Minas Gerais. Queremos incentivar o belo-horizontino a conhecer nossos destinos, fomentando o fluxo de visitação interna no Estado. Em tempos de crise econômica, é hora de aquecermos o turismo, trabalhando a promoção, para que o mineiro viaje mais por Minas”, afirma a secretária de Estado de Turismo de Minas, Érica Drumond (foto Carlos Alberto/Secom). Ainda de acordo com a secretária, “o Salão Mineiro será um evento técnico-profissional de turismo, com rodadas de negócios em que os operadores nacionais serão motivados a comercializarem os produtos turísticos mineiros”.

O evento contará com “Espaço dos Destinos Turísticos” (BH e 41 Associações de Circuitos, representando mais de 600 dos 853 municípios mineiros), “Manifestações Culturais”, “Espaço de Comercialização” (ofertas de pacotes turísticos de Minas e receptivos mineiros), “Armazém Minas Gerais” (com produtores do Programa Minas Artesanal mostrando e comercializando queijos, doces e cachaças mneiras), “Espaço Gastronômico”, “Espaço do Conhecimento” (dedicado a debates, reflexões, trocas de experiências e integração entre o poder público, mercado, parceiros e visitantes, destacando-se a capacitação de gestores públicos e empreendedores do setor turístico), “Clínica Tecnológica” (consultoria técnica e tecnológica do Sebrae a empresários e empreendedores da cadeia produtiva do turismo) e áreas sobre Linhas de Financiamento (facilitando a aproximação entre bancos financiadores e o público final) e Turismo de Negócios. A expectativa da Secretaria de Turismo é de um público de 10 mil pessoas.

O II Salão Mineiro do Turismo contará, também, com a presença de um grupo de 14 jornalistas nacionais e internacionais especializados no segmento. Além de participarem do Salão, eles terão a oportunidade de fazer uma viagem de familiarização por Minas até o dia 8 deste mês, passando por importantes destinos turísticos mineiros, como Belo Horizonte, Brumadinho (Centro de Arte Contemporânea Inhotim), Tiradentes, Congonhas e Ouro Preto, Serra do Cipó e Região das Grutas. Também participam do evento, para conhecer os produtos turísticos e formatar novos roteiros em Minas, 50 operadores nacionais e um grupo de 30 operadores de turismo do Panamá – que, desde ano passado, tem ligação aérea direta com o Estado.

Depois de instalado, oficialmente, às 10h, no Auditório Topázio, no Minascentro, o Salão Mineiro abrirá sua feira ao público em geral, das 12h às 20 desta sexta-feira, dia 3, e das 10h às 18h de amanhã, sábado, 4 de abril.

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