quinta-feira, 30 de abril de 2009

Governador de Minas cumpre agenda oficial na Europa



Da AGÊNCIA MINAS

Em viagem oficial à Europa, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, apresenta, nesta quinta-feira, dia 30, às 13h30min (horário local), em Paris, para a diretoria-geral da Unesco, o projeto de implantação do Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Instituto Hidroex), na cidade de Frutal, no Triângulo Mineiro. O instituto pode ser oficializado ainda este ano como um Centro de Categoria II da Unesco – de reconhecimento mundial -, e atuará como um centro de estudos e referência para a conservação do patrimônio hidrológico da América Latina e da África.

O Instituto Hidroex está sendo criado a partir de uma parceria entre a Unesco, o Governo Federal e o Governo de Minas. Os investimentos totais são de R$ 40 milhões, e o projeto pedagógico está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto de Educação para as Águas (Unesco – IHE), sediado em Delf, na Holanda.

Ás 14h45min, Aécio Neves (foto Omar Freire/Imprensa MG) se reúne com o diretor-geral da Unesco, Koichiro Matsuura, e às 15h15min o governador mineiro deve conceder uma entrevista coletiva.

Antes do encontro com a diretoria geral da Unesco, Aécio Neves se reúne, às 13h, com embaixadores na representação do Brasil na Unesco. Na ocasião, ele fará a condecoração, com a Medalha da Inconfidência, do embaixador do Brasil na França, José Maurício Bustani; do embaixador junto à Unesco, João Carlos Souza Gomes; e dos diretores da Unesco, Márcio Nogueira Barbosa e Richard Megank.

Na próxima terça-feira, dia 5, o governador Aécio Neves estará em Madri, para receber, na Casa da América, em nome da Cemig, o Prêmio Internacional Puente de Alcântara, concedido pela Fundação San Benito de Alcântara (Cáceres/Espanha) às melhores obras públicas espanholas, portuguesas e ibero-americanas. A Cemig será premiada pela construção da Usina de Irapé, no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes de Minas. A premiação foi instituída em 1988, e tem periodicidade bienal. O prêmio reconhece, no âmbito ibero-americano, obras públicas que reúnam, de acordo com a opinião de um júri designado, grande importância cultural, tecnológica, estética, funcional e social, levando-se em conta a qualidade técnica e estética e a perfeição alcançada na execução do empreendimento.

“A Cemig recebe, em Madri, talvez, o mais importante prêmio do mundo de sustentabilidade, em que a Usina de Irapé, no Vale do Jequitinhonha, foi considerada, dentre todos os empreendimentos hidrelétricos do mundo, o de melhor sustentabilidade, no qual, além da geração de energia, houve uma grande preocupação com a questão ambiental e em especial com a questão social”, orgulhou-se o governador Aécio Neves.

Nenhum comentário: