quinta-feira, 2 de abril de 2009

Galpão traz a BH grupo destaque do teatro paulista



O Galpão Cine Horto traz ao público belo-horizontino, até o próximo domingo, dia 5, a 17ª edição do Projeto Galpão Convida. Desta vez, o convidado do Centro Cultural, no Galpão (rua Pitangui, 3.613 – Horto), em BH, é o Grupo XIX de Teatro.

Com um trabalho voltado para a pesquisa histórica, o grupo paulista mostra dois espetáculos ao público mineiro: “Barco de Gelo” (processo criado em parceria com o grupo Espanca!/BH) e “Arrufos”, espetáculo mais recente do grupo, indicado a dois prêmios Shell em 2009 (cenário/pesquisa e criação). Além das apresentações, o evento ainda prevê duas oficinas gratuitas, coordenadas por Renato Bolelli Rebouças e Paulo Celestino, ambos do grupo, e um “Sabadão” (debate) sobre a pesquisa e processos de trabalho do Grupo XIX, há oito anos, no cenário cultural de São Paulo.

Sob direção de Luiz Fernando Marques, “Arrufos” nasce da tentativa de se falar do amor, esse sentimento tão gasto, cantado em prosa e verso, desde os primórdios da humanidade. Sempre trabalhando pelo viés da perspectiva histórica, o Grupo XIX de Teatro, escolhe o amor como tema e, antes de mais nada, explora uma necessidade de colocar o amor como construto social, um código que não é o mesmo e nem se comporta da mesma maneira ao longo dos tempos.

Em “Arrufos”, a pesquisa dramatúrgica do grupo, baseada em pesquisas de fontes literárias e históricas, é consolidada na ideia de construir uma história do amor através dos séculos. Desta vez, o recorte dá lugar ao painel, para tentar mapear o amor como fenômeno social e político e se entender como o conceito moderno de amor, limitado ao casal burguês e ao espaço claustrofóbico da família nuclear, foi construído: a chamada concepção privada do amor. Olhando para trás, vê-se valores intrínsecos às suas épocas e que moldaram definitivamente a ideia do amor. Dessa maneira, a intenção de Arrufos (foto/Adalberto Lima) é colocar essa problemática em cena, através de histórias de amor diversas de diferentes séculos, misturando os tempos para que o espectador do século XXI possa tentar entender de onde vem esse ideário do amor romântico e a quem serve essa construção.

“Barco de Gelo” é o resultado do encontro criativo entre o Grupo XIX de Teatro (Hysteria, Hygiene e Arrufos) e o Grupo Espanca! (Por Elise, Amores surdos e Congresso Internacional do Medo). Não se trata de um espetáculo finalizado e sim de um processo, resultado de uma breve e intensa pesquisa de dois meses, na qual dois desejos se sobrepunham realizar uma prática entre dois coletivos teatrais e desenvolver o tema em questão, no caso, uma hipótese: “Como seria o Reveillon de 2441?”

Tendo como um dos objetos provocadores o livro “A resistência”, de Ernesto Sábato, os dois coletivos optaram por fazer divagações cênicas sobre uma possibilidade de futuro e, sobretudo, de como as relações afetivas se darão neste tempo. O mote inicial é uma festa de réveillon entre cinco amigos, os quais são surpreendidos por uma trupe de teatro que interrompe a festa com uma cena de “As três irmãs”, de Tchecov.

Além dos espetáculos apresentados, os artistas mineiros poderão participar de duas oficinas gratuitas: “Poéticas da destruição: tradições do agora”, ministrada por Renato Bolelli Rebouças, que explorará o espaço de uma antiga casa abandonada na região da Pampulha, em BH, e “Uma cena, uma vida”, ministrada por Paulo Celestino, no Galpão Cine Horto. As oficinas são destinadas a atores com experiência, e os interessados devem se inscrever enviando currículo e carta de intenções para o e-mail comunicacao@galpaocinehorto.com.br, até o dia 26 deste mês de março.

Encerrando as atividades do 17º Galpão Convida, o Galpão Cine Horto vai promover um “Sabadão” (debate) com o Grupo XIX de Teatro, sob o tema: “Grupo XIX de Teatro: modos de coHabitar”. O encontro será uma oportunidade para o público mineiro conhecer um pouco mais sobre os processos de pesquisa e montagem do grupo e trocar experiências sobre o teatro paulista com os atores e diretores. A entrada é franca.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3481-5580 e/ou no site www.galpaocinehorto.com.br .

Nenhum comentário: