segunda-feira, 6 de abril de 2009

MG recebe governadores do Nordeste para Reunião da Sudene

Da AGÊNCIA MINAS

Minas Gerais será sede, nesta segunda-feira, dia 6, do X Fórum de Governadores do Nordeste e da 5ª Reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O encontro, em Montes Claros, contará com a presença do presidente da República, os nove governadores do Nordeste, de Minas Gerais e do Espírito Santo. O evento, que marca ainda o aniversário de 50 anos de criação da Superintendência, vai priorizar o debate de iniciativas para melhorar o aproveitamento do potencial da região de clima semi-árido, que reúne condições necessárias para o desenvolvimento de energias limpas, como a solar, eólica e biomassa.

Minas Gerais tem 165 municípios dentro da área da Sudene. Está é a terceira vez que Montes Claros sedia uma reunião da Sudene. A primeira foi presidida por Tancredo Neves, em junho de 1984 e a última foi realizada em novembro de 1995.

Na oportunidade, os governadores definirão ações capazes de acelerar o desenvolvimento sustentável, promover a melhoria da qualidade de vida e a geração de emprego e renda para uma população estimada em 55 milhões de habitantes que vivem na área de abrangência da Sudene. Durante o encontro, serão discutidos quatro temas principais: Energias alternativas – fronteiras e oportunidades; Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) – estratégias para o desenvolvimento socioeconômico dos estados; Transnordestina – trilhos para o futuro do desenvolvimento econômico e social; e malha área do Nordeste.

Cada um dos temas foi discutido ontem, dia 5, também em Montes Claros, por secretários dos estados envolvidos, e resultará em três documentos com sugestões de medidas a serem adotadas pelos Estados e pelo Governo Federal para viabilizar as metas propostas.

Minas Gerais está em terceiro lugar no ranking de produção de cana-de-açúcar, segundo lugar na produção do etanol e quarto em açúcar. A maior parte da produção do Estado está no Triângulo Mineiro. Minas conta hoje com 36 unidades produtoras e a previsão é que outras cinco unidades sejam criadas na próxima safra.

Nenhum comentário: