quinta-feira, 9 de abril de 2009

Semana Santa de fé e religiosidade em Minas Gerais



Da AGÊNCIA MINAS

Opções não faltam para quem está escolhendo as cidades de Minas Gerais como destino neste feriadão da Semana Santa. Além de encontrar o colorido espetáculo de fé dos tradicionais tapetes de serragem, o turista tem ainda a oportunidade de vivenciar a religiosidade mineira em meio às ladeiras históricas e a arquitetura barroca do Estado.

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur) preparou uma especial sugestão de roteiro com destinos que permitem ao turista acompanhar a programação religiosa e visitar igrejas, museus e demais atrativos de cada destino. Ouro Preto, Sabará, Congonhas, Diamantina, Tiradentes, São João del-Rei e Mariana – famosas cidades históricas de Minas Gerais – são alguns exemplos de locais com tradicionais celebrações do feriado religioso.

Nestas e em todas as regiões de Minas Gerais, as celebrações, encenações, missas e vigílias atraem de turistas de todo o País e do exterior, que vivenciam a religiosidade destas Minas Gerais – um Estado múltiplo, completo e único, que manifesta na sua gente, em suas ladeiras e em seus templos coloniais a simbologia religiosa da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A antiga Vila Rica, hoje Ouro Preto, a 99 quilômetros de Belo Horizonte, é um típico cenário colonial para as celebrações da Paixão de Cristo. Integrante do Circuito do Ouro, a cidade fica ainda mais bela coberta pelos tapetes coloridos. Ouro Preto inicia sua programação de amanhã, Sexta-feira da Paixão, com uma missa às 9h, no Santuário Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, os fiéis vão sair em procissão pelas ruas da cidade.

Na vizinha Mariana, que foi a primeira Capital do Estado (conhecida como “Cidade Matriz de Minas”), será realizada, amanhã, dia 10, a Via Sacra, partindo da Catedral da Sé, com destino ao bairro Cartuxa, com o tema “Jesus protagoniza a não violência e o compromisso com a segurança pública”. Às 9h, também na Catedral, haverá o Ofício de Trevas, com a presença do arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lírio Rocha, padres e fiéis. As procissões acontecem todos estes dias, acompanhadas de crianças vestidas de anjos, passando por ruas repletas de tapetes, e sacadas com colchas e toalhas de renda.

Em Diamantina, pertencente à região turística dos Diamantes, na região do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, a programação prevê a celebração das tradicionais procissões e missas durante todos os cinco dias da programação religiosa (desde o dia 8 até o próximo dia 12).

Congonhas, a cidade dos 12 profetas do mestre Aleijadinho, promove as comemorações com missa solene e Procissão do Santíssimo.

Em Sabará (município integrante da Associação Turística do Circuito do Ouro), na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), na manhã de sexta acontecerá a Via Sacra, da Matriz até o Alto Cabral, e, no Domingo de Páscoa (dua 12), o dia será festivo com várias missas em todas as Igrejas.

Na região do Circuito Trilha dos Inconfidentes, Tiradentes e São João del-Rei chamam atenção pelas comemorações e encenações religiosas. Tiradentes promove, amanhã, Sexta-feira Santa, às 15h, a Adoração da Cruz, na Matriz de Santo Antôni; e, às 20h, o Sermão do Descendimento da Cruz, com canto da Verônica e procissão do Enterro. Já no município histórico de São João del-Rei, a missa está prevista para a manhã desta Sesta-feira Santa, dia 10, na Catedral Nossa Senhora do Pilar, de onde sairá também a procissão, à tarde.

A vocação religiosa da população, traduzida na emoção das celebrações e na beleza das apresentações cênicas da Paixão de Cristo, é expressa também em outras localidades do Estado, como Serro, Oliveira e Jaboticatubas.

Na região Central do Estado, a cidade de Serro, a 326 quilômetros de Belo Horizonte, preparou uma programação com procissões, missas e adorações ao Santíssimo. O ponto alto da celebração ocorre amanhã, dia 10, quando o Grupo Marte encena a “Paixão e Morte de Cristo”, em Via Sacra pelas ruas da cidade.

Enquanto isso, Oliveira, no Centro-oeste do Estado, que possui uma das mais tradicionais Semanas Santas de Minas Gerais, tem como principais atrativos as missas e as procissões. A Procissão do Enterro, por exemplo, que retrata o enterro de Cristo, está prevista para às 20h30 de amanhã, Sexta-feira Santa.

Jaboticatubas, na RMBH, relembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, preservando as tradições católicas de reflexão e renovação da fé. A festa religiosa começou no Domingo de Ramos, dia 5, com a bênção dos ramos, na Praça Nossa Senhora da Conceição, e termina no Domingo da Ressurreição, dia 12, com a Caminhada de Fé em honra ao “Triunfo” de Maria e Celebração Eucarística.

No Sul de Minas, em Brazópolis e Maria da Fé, as comemorações seguem com os costumes tradicionais de procissões, penitências, vias-sacras, missas, confissões, adorações e encenações – o principal atrativo de ambas as cidades. Em Brazópolis, o grupo Teatro Amador Brazopolense se apresentou ontem, dia 8, a encenação do encontro de Jesus Cristo com Maria Santíssima; e, no dia 10, fará outra, a da Ressurreição de Cristo. Já em Maria da Fé, a encenação da Via Sacra marca a Sexta-Feira Santa, ás 17h, no “Vicentão”.

Na Capital mineira, haverá celebrações presididas pelo arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e pelos bispos-auxiliares, dom Joaquim Mol e dom Aloísio Vitral, durante todos estes dias. Como se sabe, BH tem vocação para o turismo religioso, com catedrais de vários estilos, distribuídas por todas as regiões da cidade. Mas o ponto alto desta Samana Santa, em Belo Horizonte, será a Missa e Bênção dos Santos Óleos, na manhã desta quinta-feira, dia 9, no Mineirinho, e a encenação da Paixão de Cristo (foto/Divulgação), pelo Cenarc, amanhã, dia 10, à noite, na Praça da Estação, no Centro da Capital dos mineiros.

Como se observa, a religiosidade do povo mineiro, traduzida na emoção das celebrações e na beleza das procissões, está expressa por todo o Estado. Além disso, cidades como Caxambu, Caeté, São Lourenço, Extrema, Camanducaia, Capitólio, Guanhães, Santana do Riacho, Alfenas, Poços de Caldas e Araxá destacam-se pela referência na atração de visitantes, que vêm ao Estado em busca do turismo religioso nesta época do ano.

Nenhum comentário: