quarta-feira, 22 de abril de 2009

Palácio das Artes apresenta peça teatral e palestra sobre ‘A Arte e o Social’

Abrindo as comemorações do Ano da França no Brasil na Capital mineira o Grande Teatro do Palácio das Artes recebe, desde ontem, dia 21, o espetáculo “Gota D´água no Rio da Minha História”, resultado de um projeto ecológico, realizado no Brasil e na França, integrando os rios Sena e Jequitinhonha. Ontem, a peça foi encenada antes de uma palestra sobre o tema “A Arte e o Social”, com Neusa Thomasi e Pierre Cardo. Nesta quarta-feira, 22, serão duas sessões, também no Palácio das Artes, em BH, às 9h30min e às 14h30min, com ingressos a R$1,00.

A Cie des Contraires e Power Connections trazem a Minas Gerais um grupo de jovens, da periferia de Paris, Chanteloup-les-Vignes, para um intercâmbio artístico, cultural e ecológico junto aos jovens de São Gonçalo do Rio das Pedras (Interior de Minas), sob a direção de Neusa Thomasi e Alzira Canuto Pagès. O espetáculo “Gota D´água no Rio...” é fruto desta iniciativa, e reflete um trabalho de capacitação profissional que inclui iniciação a técnicas de filmagem e fotografia, edições de som e imagem, noções de artes plásticas e de costura para figurinos. A peça será apresentada também em Diamantina.

“... Rio da Minha História” propõe interfaces culturais, educativas e ambientais que se desdobram ainda em ações de capacitação profissional fundamentais para a comunidade de São Gonçalo do Rio das Pedras, no Vale do Jequitinhonha. O projeto tem o objetivo de promover, junto aos jovens, a conscientização da necessidade de preservação das águas, despertando neles a motivação de se engajarem às causas hídrica e energética, de forma artística, concreta e comprometida.

Nenhum comentário: