sexta-feira, 17 de abril de 2009

‘Conexão Vivo 2009’ chega à Capital mineira



Pela oitava vez, a Capital mineira é palco de um vitorioso projeto que promove, até o dia 26 deste mês de abril, vários shows, seminário e oficinas, movimentando os meios culturais da cidade.

O “Conexão Vivo 2009” – iniciativa da operadora de telecomunicações móveis do Brasil, que lhe me empresta o nome, voltada ao desenvolvimento do setor musical brasileiro, o Conexão Vivo promove, em Belo Horizonte, a partir desta sexta-feira, dia 17, aquela que é considerada a grande celebração do projeto e um dos mais importantes eventos musicais do País. Em sua oitava edição, o Conexão já passou pelas cidades de Governador Valadares, São João del-Rei, Uberlândia, Montes Claros e Campinas-SP, com enorme sucesso de público. Ao todo, foram realizados 81 shows, 79 oficinas culturais e dois espetáculos teatrais, com público estimado de 34 mil pessoas.

Na Capital mineira, o projeto vai promover, nesse período, vários shows no Parque Municipal, sempre às 18h, encerrando, pontualmente, à meia-noite. Entre os artistas que se apresentarão estão Patrícia Ahmaral e Vander Lee, Vanguart, Kiko Klaus e Naná Vasconcelos, Porcas Borboletas, Otto, Gilvan de Oliveira e Renato Borghetti (hoje, 17, às 22h30min), Chico Amaral e Samuel Rosa, Marina Machado, Pedro Morais, Dea Trancoso, Curumin, Macaco Bong, Juarez Moreira (foto/Márcio Rodrigues) e Wagner Tiso (sábado, 18, às 20h30mn), Lirinha, Chacal, Sergio Pererê, dentre outros. Vão se apresentar também os artistas selecionados pelo edital de música e que foram escolhidos pelo júri e por votação popular nas etapas eliminatórias do Interior. Nos intervalos dos shows, DJs convidados, como Roger Dee, Anônimo, Tudo, Yuga e Ibrahima mostrarão suas habilidades nos pick-us, enquanto as intervenções poéticas ficam por conta de Vane Pimentel e Danislau, da banda Porcas Borboletas.

Nesta oportunidade, será realizado, pela segunda vez, e com inscrições gratuitas pelo site, o Seminário Internacional Música & Movimento, com debates, oficinas e mesas-redondas. Dirigido a músicos, jornalistas, produtores, representantes do poder público e empresários ligados ao setor cultural, o Seminário trará, mais uma vez, este ano, alguns dos mais importantes especialistas do mercado e da indústria cultural, como representantes do MinC, Festivais Internacionais e de Fundações e Institutos culturais ligados ao desenvolvimento do setor, como o Instituto Cultural Espaço Cubo, representado por Pablo Capilé, liderança nacional do Circuito Fora do Eixo e a Eletrocooperativa. O Seminário teve sua primeira edição em 2003, e surgiu da necessidade de uma reflexão sobre o relacionamento entre a cadeia produtiva da música e os novos caminhos do mercado cultural. O Seminário Internacional Música & Movimento será entre os dias 23 e 26 deste mês.

“Mais do que um festival de música, o ‘Conexão Vivo 2009’ é uma rede colaborativa que reúne agentes culturais de diferentes segmentos em uma comunidade com o objetivo de fomentar e desenvolver a cultura nacional”, explica o gerente de desenvolvimento cultural da Vivo, Marcos Barreto.

Toda a programação do evento pode ser consultada no portal www.conexaovivo.com.br .

Nenhum comentário: