quarta-feira, 1 de abril de 2009

Minas faz campanha contra exploração sexual de menores

Da AGÊNCIA MINAS

O enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes será o foco de uma ação educativa na Ceasa Minas, em Contagem, na Grande BH, das 8h às 11h desta quarta-feira, 1º de abril. A iniciativa faz parte da Campanha Proteja Nossas Crianças, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas (Sedese) e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), e deve envolver cerca de 10 mil pessoas que passam pelo local. O objetivo é despertar a atenção e conscientizar o público sobre a importância de se denunciar crimes de violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes por meio do Disque Direitos Humanos (0800-311119).

A equipe da ação educativa vai abordar os motoristas na entrada da Ceasa e fazer panfletagem no mercado livre do produtor. Compradores, produtores, carregadores e caminhoneiros vão receber o material gráfico da Campanha Proteja Nossas Crianças, com o número do Disque Direitos Humanos, enfatizando que o serviço é gratuito e mantém a identidade do denunciante preservada.

Além disso, será inaugurada uma placa na entrada da Ceasa com a seguinte frase: “A exploração sexual de crianças e adolescentes é crime. Penas de 1 a 10 anos de prisão. Denúncias 0800 31 11 19”.

As próximas mobilizações serão em junho e dezembro próximos, nas unidades de Caratinga, Governador Valadares, Barbacena, Juiz de Fora, Uberlândia e, novamente, em Contagem. As ações nas unidades em Minas fazem parte do Termo de Cooperação técnica assinado entre a Sedese e a Ceasa.

A ação tem o apoio do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedca), Conselho Estadual dos Direitos Humanos (Coned), Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil, Associação dos Comerciantes da Ceasa, Vara da Infância e do Adolescente de Contagem, Conselhos Tutelares dos bairros Nacional e Ressaca, Rede Cidadã, Pastoral do Menor da Arquidiosese de Belo Horizonte, Casa dos Conselhos de Contagem, Saúde do Trabalhador de Contagem, do Serviço de enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes de Contagem e da prefeitura de Ribeirão das Neves.

A Campanha Proteja Nossas Crianças é a maior iniciativa de combate à violência doméstica e à exploração sexual de crianças e adolescentes já realizada no País. Envolve toda a sociedade civil, estimulando a população mineira a denunciar casos de violência. A campanha publicitária, lançada em 15 de maio, foi dividida em duas etapas: a primeira, voltada para o combate à exploração sexual; e a segunda fase abordou a violência doméstica.

O número de denúncias de crimes contra crianças e adolescentes cresceu 45% em 2008, em comparação com ano anterior: foram 2.735, contra 1.895. Nos dois primeiros meses deste ano, o Disque Direitos Humanos recebeu 327 denúncias envolvendo crimes contra crianças e adolescentes, média de seis por dia. A maioria foi de violência física intrafamiliar, com 148 denúncias. No mesmo período de 2008, foram 309 registros nesse sentido.

Nenhum comentário: