segunda-feira, 27 de abril de 2009

Gripe suína pode ter chegado ao Estado de Minas Gerais



O voo 765, sem conexões e escalas, da Copairlines (foto/Divulgação), procedente do Panamá, e que aterrissou hoje, de madrugada, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, pode ter trazido ao Estado de Minas Gerais a tão temida gripe suína, que, nos últimos dias, já vitimou dezenas de pacientes nos Estados Unidos e principalmente no México. Entretanto, “não há motivo de possível pânico, já que ainda é cedo para a confirmação do diagnóstico”, tranqüilizam os médicos que cuidam do caso.

Com fortes sintomas da doença, um casal de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, e que passava lua de mel em Cancun, desembarcou em Confins às 3h30min desta segunda-feira, dia 27, e, após os procedimentos alfandegários de praxe, e depois de prontamente atendidos pelo posto da Anvisa no AITN foi, de ambulância, direto para o Hospital das Clínicas, da UFMG, em Belo Horizonte, um dos 48 centros de referência no Brasil, preparados para esse tipo de emergência. Lá, o casal encontra-se isolado em ala especial, no 7º andar, submetendo-se, por tempo ainda indeterminado, a rigorosos exames que vão comprovar ou não o diagnóstico.

Até o fechamento desta Nota, a Assessoria de Comunicação da Infraero no Aeroporto de Confins não dispunha de maiores informações, a partir de agora, a cargo da Anvisa, em Brasília, responsável por quaisquer suspeitas de casos como este.

Até o momento, nenhum caso foi, oficialmente, confirmado no Brasil. Mas qualquer suspeita de gripe suína deve ser imediatamente comunicada às autoridades de saúde pelo telefone 0800-2832255, para as devidas orientações e providências necessárias.

Nenhum comentário: