quarta-feira, 18 de junho de 2008

Violonista Fernando Araújo no ‘Quarta Erudita' de hoje



Nesta quarta-feira, dia 18, às 19h30min, o violonista Fernando Araújo, um dos coordenadores do Festival Internacional de Violão, faz apresentação no Projeto “Quarta Erudita”, da Fundação Clóvis Salgado. No concerto desta noite, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, obras de Heitor Villa-Lobos, Manuel M. Ponce, Joaquín Rodrigo, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Edino Krieger e Astor Piazzolla, com arranjos de Sérgio Assad. A data é especial para o artista, pois há 25 anos, Araújo fez, no Grande Teatro do Palácio das Artes, um dos primeiros concertos de sua ativa trajetória artística. O “Quarta Erudita”, que acontece, semanalmente, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, com grandes nomes da música erudita, tem ingressos a R$ 5,00 e R$ 2,50 (meia entrada, conforme a lei).

Nascido em Belo Horizonte, Fernando Araújo (foto/Fernando Fiúza) é bacharel pela Escola de Música da UFMG e mestre em Música pela Manhattan School of Music de Nova Iorque. Obteve, entre outros, o Prêmio Turíbio Santos no II Concurso Internacional Villa-Lobos e o 1º Lugar e Prêmio de Melhor Intérprete de Villa-Lobos no II Concurso Nacional Villa-Lobos. Foi vencedor, com a soprano Mônica Pedrosa, do XX Artists International Auditions em Nova Iorque, tendo o duo se apresentado no prestigioso Carnegie Recital Hall.

O violonista fez recitais em Nova Iorque, Filadélfia, Tucson e São Francisco, nos Estados Unidos e nas principais cidades brasileiras. Atuou como solista com várias orquestras, dentre elas a Sinfônica de Minas Gerais e a Sinfônica Municipal de Campinas.

Lançado pelo selo Karmim, o CD Universal, no qual Fernando Araújo interpreta obras de Villa-Lobos, Piazzolla e Garoto, vem recebendo excelentes críticas em vários órgãos de imprensa, entre eles, do jornal “O Globo”e das revistas “Concerto” e “Música Brasileira”.

Fernando Araújo é professor assistente e coordenador da Área de Violão da Escola de Música da UFMG. Buscando fomentar e divulgar o violão em sua riqueza de possibilidades, ele vem se dedicando também à criação e coordenação de eventos, tendo dirigido as duas edições do Concurso de Violão José Lucena Vaz, em Belo Horizonte. Atualmente coordena, juntamente com os violonistas Juarez Moreira e Aliéksey Vianna, o Festival Internacional de Violão de Belo Horizonte, evento que, ainda na sua quarta edição já faz parte do calendário cultural de Belo Horizonte.

Nenhum comentário: