quarta-feira, 11 de junho de 2008

Cantor Wando faz show para (e)namorados mineiros



Neste 11 de junho – véspera do Dia dos Namorados –, o cantor Wando faz o show “Wando à luz de Velas”, a partir das 22h, no Restaurante Nutreal (Alameda dos Bem-te-vis, 05 – Quadra A - Condomínio Lagoa do Miguelão – Fone: 3541 4055), próximo à Capital mineira.

A história desse artistas que não se vergonha de falar de paixão é o pequeno conto de uma trajetória do mais puro sucesso. E que convém ser conhecida.

Wanderley Alves dos Reis, o Wando (foto/Guto Costa), nasceu na pequena Cajuri, na Zona da Mata mineira. Ainda criança, foi para Congonhas, depois, morou em Juiz de Fora, mudando-se, mais tarde, para Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro. Lá, trabalhou como motorista de caminhão e feirante, ao mesmo tempo que começava a cantar e tocar violão. Logo, passou a se apresentar em bailes, participando de alguns grupos musicais da região.

Com muita perseverança e determinação, em 1973 conseguiu que Jair Rodrigues cantasse duas de suas composições: “ Se Deus Quiser” e “O Importante é Ser Fevereiro”. No mesmo ano gravou seu primeiro compacto, com a canção “Maria, Mariá”, e, logo após, seu primeiro disco, com “Glória Deus no Céu” e “Samba na Terra”. Era o começo da trilha de sucesso do cantor. No ano seguinte teve mais uma de suas canções gravada por um grande nome da MPB: foi a vez de Ângela Maria cantar “Vá, Mas Não Volte”.

Mas seria 1974 o ano da consagração de Wando. Foi quando lançou seu segundo álbum, “Moça”, disco que, com o sucesso fenomenal da canção-título, bateu a incrível marca de 1,2 milhão de cópias vendidas. Investindo no romantismo, o artista continuou a lançar mais e mais trabalhos de sucesso e a fazer shows por todo o Brasil. Em 1979 assinou com a Polygram, hoje Universal Music, gravando “Bem Vindo” e “Pelas Noites do Brasil”, com tremenda repercussão.

No começo dos anos 80 foi para o cast da gravadora Som Livre, voltando, em 1987, para a Polygram, fase em que investiu na alta produção de seus shows no eixo Rio-São Paulo. Com discos como “Coração Aceso” (87), “O Mundo Romântico de Wando” (88) e “Obsceno” (88), que bateu novamente na casa de mais de 1 milhão de discos vendidos, suas músicas eram as mais pedidas em todas rádios brasileiras e quebrava constantemente o recorde de público por onde se apresentava. Nesse período, por exemplo, fezum show que permaneceu por sete meses na casa noturna Asa Branca, no Rio de Janeiro, e três semanas de lotação esgotada no Olympia de São Paulo, além de várias temporadas no Canecão carioca. Seguiram-se os álbuns “Tenda dos Prazeres”, “Depois da Cama” (92), “Mulheres” (93), “Dança Romântica” (95) e “O Ponto G da História” (96), “Chacundum” (97),”Palavras Inocentes” (98), entre outros.

Em 2000, um segundo álbum pela Indie Records “Picada de Amor”, com músicas inéditas e novos hits, como “É Amor”, “Amor Gostoso é Bicho Perigoso”, inicialmente ganharam as rádios e o coração das fãs. “Lenda de um menino Rei”, em homenagem ao povo angolado, recebeu o aplauso da crítica especializada. “Senhorita, Senhorita”, “Mambo Loop” (anteriormente intitulada “Se você soubesse”), ganharam releituras e atualização.

O CD Acústico veio em maio de 2002, com apenas dois sucessos de carreira – “Moça” e “Fogo e Paixão” – e mais 26 da MPB composto por nomes da música nacional, como Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Gilberto Gil, Djavan, João Bosco, Marisa Monte, Carlinhos Brown, Gonzaguinha, Lulu Santos, Nelson Motta, Dominguinhos, Cazuza, Lobão, Sueli Costa, Abel Silva, Herbert Vianna, Flávio Venturini, Zezé di Camargo, etc. “Eu sei que vou te amar”, “Amor I love you”, “Se eu quiser falar com Deus”, “Meu bem querer”, “Um dia de domingo”, ”Me chama”, “De volta pro aconchego”, “Se eu não te amasse tanto assim”, “Sangrando”, “Jura secreta”, “Evidências”, “Estou apaixonado”, “Codinome Beija Flor”, “Palpite”, “Último Romântico”, “Revelação”, são algumas do repertório alheio que fazem parte do CD. Disco que, como se percebe, acrescenta clássicos mais atuais e que conquistaram o compositor mais recentemente.

Em 2005 no Rio de Janeiro gravou seu primeiro CD/DVD “Romântico, Brasileiro sem Vergonha” pela Gravadora Som Livre, com a participação de Nando Reis na faixa “Minhas Amigas,” música composta por ambos, além de mais 5 canções inéditas, entre outros sucessos de carreira

Aos 30 anos de carreira e tendo passado por várias gravadoras Wando tem 19 discos de ouro, sete de platina (sendo quatro de platina duplo) e dois discos de diamante (mais de 10 milhões de cópias vendidas).

Nenhum comentário: