quarta-feira, 11 de junho de 2008

Fernando Morais lança “O Mago” em Belo Horizonte

Reconhecido por suas grandes biografias, o escritor e jornalista Fernando Morais chega a Belo Horizonte, dentro da programação do projeto “Sempre Um Papo”, para o debate e lançamento da biografia de Paulo Coelho, no livro “O Mago” (Ed. Planeta). O evento, nesta quarta-feira, dia 22, às 19h30min, no Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro) faz parte do “Sempre Um Papo”. A entrada é franca, mas serão aceitas doações de livros para o Projeto “Biblioteca Sempre Um Papo”.

Há quase quatro anos, Fernando Morais teve a idéia de escrever a biografia de Paulo Coelho, o autor brasileiro mais lido, um mito vivo e, talvez, uma de nossas figuras mais controversas. Coelhlo, que já havia sido cortejado por autores e editoras de várias partes do mundo, ávidos em querer contar e publicar a sua história de vida, ao saber que Fernando Morais, dentre outros, tinha o mesmo desejo, aceitou que o brasileiro levasse a idéia em frente. Paulo, então, permitiu que Fernando tivesse acesso aos seus guardados, concedeu algumas entrevistas e deixou que o biógrafo vasculhasse suas gavetas, suas intimidades.

“O Mago” é uma obra que conta a história de Paulo Coelho, o homem que nasceu morto, flertou com o suicídio, sofreu em manicômios, mergulhou nas drogas, experimentou diversas formas de sexo, encontrou-se com o diabo, foi preso pela ditadura, ajudou a revolucionar o rock brasileiro, redescobriu a fé e se transformou em um dos escritores mais lidos do mundo, com mais de 100 milhões de exemplares vendidos.

Fernando Morais nasceu em Mariana-MG, em 1946. Jornalista desde 1961, trabalhou nas redações dos principais veículos do País. Recebeu três vezes o Prêmio Esso e quatro vezes o Prêmio Abril de Jornalismo. É autor dos roteiros das minisséries documentais “Brasil 500 anos” e “Cinco dias que abalaram o Brasil”. Escreveu, dentre outros, os livros “Transamazônica” (com Ricardo Gontijo e Alfredo Rizutti), “A ilha”, “Olga”, “Chatô, o rei do Brasil”, “Corações sujos”, “Cem quilos de ouro”, “Na toca dos leões” e “Montenegro”. Tem livros traduzidos em 19 países. É membro do Conselho Político do Jornal ‘Brasil de Fato’ e do Conselho Superior da Telesur, TV pública latino-americana sediada em Caracas, Venezuela. É membro da Academia Marianense de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 13, que teve como primeiro titular o presidente Tancredo Neves.

Nenhum comentário: