terça-feira, 24 de junho de 2008

Nélida Piñon lança projeto de apoio a bibliotecas de Minas

Com a participação da escritora Nélida Piñon, imortal da Academia Brasileira de Letras, a Associação Cultural Sempre Um Papo dá início ao “Biblioteca Sempre Um Papo – Ler Convivendo”, programa de apoio a bibliotecas comunitárias de Minas Gerais. A abertura oficial será nesta terça-feira, dia 24, às 15h, nos jardins do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, beneficiando oito centros de leitura de Minas Gerais.

Mais tarde, às 19h30min, Nélida Piñon volta ao Palácio das Artes, para participar, na Sala Juvenal Dias, do Projeto Sempre Um Papo. Durante o debate com seu público, a escritora lança “Aprendiz de Homero” (Ed. Record), livro de ensaios sobre temas e personagens literários, como Dom Quixote, Capitu e Ulisses. É a sua primeira obra desde “Vozes do deserto”, vencedor do Prêmio Jabuti 2005, nas categorias Romance e Livro do Ano.

O “Biblioteca Sempre Um Papo – Ler Convivendo” une iniciativas, pessoas, estruturas e instituições públicas e privadas a fim de incentivar o hábito da leitura. Seu principal objetivo é buscar a inclusão e a transformação social através dela, transformando a biblioteca comunitária em um espaço de convivência vivo e aberto a trocas de experiências.

Este ano, cinco cidades de Minas serão beneficiadas: Belo Horizonte, Esmeraldas, Itaúna, Ipatinga e Santa Luzia. Na Capital mineira, as bibliotecas estão localizadas nos bairros Goiânia, Alípio de Melo, Maria Goretti e Buritis. O programa tem o patrocínio da Usiminas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Além da revitalização dos espaços físicos, atualização e melhoria dos acervos literários, o programa irá doar livros novos todo mês. A novidade é que, para este ano, serão desenvolvidas atividades culturais, como contadores de histórias e visita de escritores reconhecidos em todo País, buscando uma integração mais eficiente da biblioteca com a comunidade. Ao todo, serão 24 eventos, sendo três em cada biblioteca.

Como estratégia de sensibilização, serão desenvolvidas oficinas de capacitação, que vão atender os gestores das bibliotecas beneficiadas este ano. O objetivo é fazer com que esses “mediadores de leitura” sejam multiplicadores, dando continuidade às ações iniciadas pelo programa, uma espécie de “pontapé” para ações futuras. Cinco líderes de cada comunidade serão envolvidos e receberão orientações sobre assuntos de interesse do centro de leitura, como a importância de se contar histórias para a formação da criança, e possibilidades de mobiliário para uma biblioteca de forma lúdica, por meio de materiais alternativos.

Nos últimos dois anos, o programa já beneficiou 11 bibliotecas e doou mais de 15 mil livros. Escritores e personalidades, como Marina Colasanti, Rubem Alves, Denise Fraga, Zeca Camargo e Fernando Brant participaram de atividades que mobilizaram as comunidades em prol do livro e da leitura.

Nenhum comentário: