segunda-feira, 9 de junho de 2008

Grupo Emcantar apresenta ‘Escutatória’ em Belo Horizonte



O grupo Emcantar (foto/Divulgaçào) é a atração do Música Independente 2008 desta segunda-feira, 9 de junho, no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537), em Belo Horizonte. Os artistas do Triângulo mineiro apresentam o show “Escutatória”, composto por canções inéditas e autorais lançadas em seus dois primeiros discos. O show será logo mais, às 19h, no Teatro João Ceschiatti.

O repertório inédito foi composto em um processo de criação coletiva vivenciado pelo grupo durante a execução do projeto Escutatória, realizado em 2007 com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O nome Escutatória se refere, assim, a um processo fundado na promoção de momentos de vivência de linguagens artísticas por meio de recriação estética da melodia, ritmo, poesia, cores, tons, formas e movimentos. Foi construído coletivamente por encontros que, partindo de um amontoado de idéias e de desejos artísticos, se transformaram em um espetáculo inédito.

O resultado dessas vivências foi a criação do espetáculo Escutatória, que demonstra o amadurecimento artístico no processo de composição dos integrantes do Emcantar. O espetáculo a ser apresentado no Música Independente mescla ainda canções lançadas nos dois primeiros discos do Emcantar: “Mutirão”, primeira obra totalmente autoral do grupo, e “Emcantar”, primeiro álbum lançado pelos artistas.

O Emcantar é uma ONG que atua nas áreas de Cultura, Educação e Meio Ambiente, nas cidades de Uberlândia e Araguari, desde 1996. A ação da instituição se divide entre seu grupo musical, e o desenvolvimento de projetos de Arte-Educação e Educação Sócio-ambiental.

As apresentações musicais do Emcantar são realizadas por um coral de 11 pessoas, acompanhados por um grupo de seis instrumentistas de percussão e harmonia. A música mescla elementos rítmicos, melódicos e temáticos da cultura popular a procedimentos estéticos desenvolvidos com originalidade por seus integrantes, culminando numa arte em que estão presentes a tradição cultural e a inovação, o lirismo melódico e o ritmo contagiante, a brincadeira e a consciência socioambiental.

Nenhum comentário: