quarta-feira, 25 de junho de 2008

Caem os crimes violentos em todo o Estado de MG

Da AGÊNCIA MINAS

A taxa de crimes violentos em todas as regiões de Minas Gerais caiu 20,51% em 2007 em relação à verificada no ano de 2003. A informação é da Fundação João Pinheiro, apontando que as taxas de homicídios e roubos na Capital mineira e no Interior de Minas retrocederam a níveis inferiores aos registrados em 2003. Nos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a redução foi de 40,98% em 2007, em relação há cinco anos. Na Capital, a redução foi ainda maior, chegando a 41,02%. Os dados são do Anuário de Informações Criminais de Minas Gerais, elaborado pelo Núcleo de Estudos em Segurança Pública da Fundação João Pinheiro (Nesp/FJP), em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas.

O estudo, divulgado ontem, dia 24, também revelou tendência real de queda dos crimes violentos em todo o Estado em janeiro, fevereiro e março de 2008, em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros três meses deste ano, a taxa caiu 11,49% em Minas Gerais em relação ao período de 2007. Em Belo Horizonte, os crimes violentos diminuíram 10,22% e na RMBH, a redução foi de 8,64% nesses meses.

“Estou absolutamente convencido de que Minas encontrou o caminho adequado para o enfrentamento da questão da criminalidade. Os dados da Fundação João Pinheiro mostram que retornamos aos indicadores do ano de 2002. Minas está fazendo o caminho inverso da maioria dos Estados brasileiros. Estamos regredindo, diminuindo de forma extremamente vigorosa os indicadores de crimes violentos no Estado. A redução de 2007 em relação ao ano de 2003, foi de 20,5% no Estado, o que significa que, hoje, nós temos 20% a menos de crimes violentos no Estado do que tínhamos quando assumimos o Governo”, afirmou o governador Aécio Neves, em entrevista.

Os dados foram apresentados durante reunião do governador Aécio Neves com o secretário de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, representantes das forças de segurança do Estado e o presidente da Fundação João Pinheiro, Ricardo Santiago, no Palácio da Liberdade. O levantamento tem como base o número de ocorrências registradas pela Polícia Militar e pela Divisão de Crimes Contra a Vida da Polícia Civil.

A taxa de crimes violentos é calculada pela Fundação João Pinheiro a partir das ocorrências feitas Polícia Militar e pela Divisão de Crimes Contra a Vida da Polícia Civil. Os crimes violentos classificados para elaboração dos dados são divididos em duas categorias: Contra o patrimônio - roubos consumados e roubos a mão armada (assaltos) - e Contra a pessoa - tentativas de homicídios, homicídios consumados, tentativas de estupros e estupros consumados.

Nenhum comentário: