quinta-feira, 12 de junho de 2008

Minas adere ao Movimento ‘Todos pela Educação’

Da AGÊNCIA MINAS

Nesta quinta-feira, dia 12, durante o encerramento do 4ª Congresso Estadual de Alfabetização, em Belo Horizonte, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas (SEE), fará a adesão ao Movimento “Todos Pela Educação”. A iniciativa é liderada por grandes grupos empresariais brasileiros e reúne representantes da sociedade civil, do setor privado, organizações sociais, educadores e gestores públicos de Educação que acreditam que o Brasil só será verdadeiramente independente quando todos os seus cidadãos tiverem Educação de qualidade. A assinatura do compromisso com o Movimento será às 15h30min, no auditório Topázio do Minascentro (Av. Augusto de Lima, 785), no Centro da Capital mineira.

Com o objetivo de garantir Educação Básica de qualidade para todos os brasileiros até o bicentenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 2022, o Movimento “Todos pela Educação” definiu cinco metas: Toda criança e jovem de quatro a 17 anos de idade na escola; toda criança plenamente alfabetizada até os oito anos de idade; todo aluno com aprendizado adequado à sua série; todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos de idade; e Investimento em Educação ampliado e bem gerido.

O Movimento é uma aliança criada em 2005 e lançada oficialmente no dia 6 de setembro de 2006, e que inclui o monitoramento da Educação por meio da divulgação de pesquisas, dados e informações relacionados ao tema; maior e melhor inserção da Educação na mídia, o fomento ao debate e à mobilização; e o estímulo à formação de agendas locais de acompanhamento, cobrança e apoio.

Entre outros, participarão do evento a secretária de Educação de Minas Gerais, Vanessa Guimarães Pinto; a coordenadora da Comissão de Articulação do Todos Pela Educação, Milu Villela; o presidente-executivo do Todos Pela Educação, Mozart Ramos; e a ex-atleta e integrante do Movimento Atletas da Cidadania, Ana Moser.

Nenhum comentário: