quinta-feira, 26 de junho de 2008

Medicamentos gratuitos na ‘Farmácia de Minas’

Da AGÊNCIA MINAS

Para garantir o abastecimento regular de medicamentos essenciais no serviço público de saúde, foi criada a Rede Farmácia de Minas. A novidade visa à qualificação da assistência farmacêutica, modernização e implantação de Farmácias Comunitárias Públicas nos municípios, por meio de incentivo financeiro estadual. Com investimentos que totalizam R$ 7 milhões, 67 municípios mineiros com população estimada em até 10 mil habitantes serão beneficiados com uma farmácia da Rede.

O incentivo inclui recursos para a montagem das farmácias, adequação de área física e equipamentos e o custeio mensal de profissionais de saúde, farmacêuticos e atendentes de farmácia. O primeiro passo para a qualificação dos profissionais é a realização do Seminário Rede Farmácia de Minas, que começou na última segunda-feira, e termina na próxima sexta, dia 27, em Caeté. Nessa primeira turma, serão formados 67 farmacêuticos responsáveis pelas farmácias da Rede.

A previsão é de que, até 2010, 450 farmácias já estejam construídas. A proposta é contemplar todos os municípios com população inferior a 10 mil habitantes, e mais 107 com população entre 20 mil e 30 mil. A rede cobrirá mais de 70% das cidades mineiras, e nas unidades serão dispensados medicamentos para atenção primária à saúde. São 107 itens, entre analgésicos, antiasmáticos, cardiovasculares e outros.

Quando estiverem em funcionamento, além da gratuidade dos medicamentos para a atenção primária, as farmácias terão um farmacêutico, que fará acompanhamento do usuário, dando orientações e verificando a eficácia do remédio.

Nenhum comentário: