sábado, 31 de maio de 2008

Estudante mineiro é o novo Campeão do “Soletrando’ da Globo

O estudante mineiro, Éder Carlos Lopes Coimbra, de 14 anos de idade, é o novo campeão do “Soletrando”, do Caldeirão do Huck, da TV Globo. Na finalíssima deste sábado, dia 31, encerrada há pouco, ele eliminou, primeiro, a fluminense Amanda Costa, de Friburgo-RJ, que caiu em prantos ao perceber que havia errado, antes mesmo de concluir a soletração da palavra que lhe coube; e, rodadas mais tarde, a paranaense Thafne Souza, de Curitiba-PR, que errou a que foi sorteada pra ela, antes que ele acertasse a palavra “psicroestesia”, que até o apresentador, Luciano Huck, teve dificuldade de pronunciar.

Natural de Padre Paraíso, município com 17.300 habitantes, a 546 quilômetros de BH, ele acaba de faturar a segunda edição do programa que, durante os últimos meses, vinha chamando a atenção de todos interessados no resgate da nossa língua. Como prêmio, o jovem mineiro leva o Troféu Machado de Assis e seis computadores para sua escola, a Ramiro Lopes, e um cheque de R$ 100 mil para custear seus estudos até à Universidade. Éder Coimbra já adiantou que quer ser economista.

O novo campeão nacional do “Soletrando” mora na localidade de Barra Nova, em Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do Brasil. De família muito pobre, ele mesmo conhece, desde cedo, essa dura realidade, já que só pôde iniciar seus estudos um pouco tarde, aos oito anos de idade, pela dificuldade de acesso a uma escola pública. Até hoje, para ir de sua casa, na zona rural, ao Colégio, Coimbra precisa percorrer, a pé, cerca de quatro quilômetros.

Para sustentar seis pessoas, seus pais dispõem de uma renda familiar de apenas R$ 200,00, incluindo-se o Bolsa Família, do Governo federal.

Nenhum comentário: