quarta-feira, 21 de maio de 2008

Canto e piano no ‘Quarta Erudita’ do Palácio das Artes





O concerto desta “Quarta Erudita”, 21 de maio, promete encantar os apreciadores de música clássica. O recital de canto e piano da soprano Rita Medeiros e do pianista Wagner Sander traz obras de Mozart, Offenbach, Strauss e Donizetti. O evento acontece às 19h30min, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro de BH), e os ingressos custam R$ 5,00 e R$ 2,50 (meia entrada conforme a lei).


O pianista Wagner Sander Delmondes é natural de Teófilo Otoni, onde começou seus estudos de piano no ano de 1983, no Conservatório Brasileiro de Música. Ingressou na Faculdade de Música da UFMG em 1989 e, desde então, vem desenvolvendo intenso trabalho tanto como solista quanto camerista. Já atuou junto à Orquestra Filarmônica Nova, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra da Escola de Música da UFMG e Orquestra da UFOP.
Já venceu vários concursos em nível nacional, entre os quais o Sexto Concurso Nacional de Piano Arte Livre em São Paulo, Concurso Jovens Solistas da UFMG e o Concurso Para Correpetidor da UFMG. Este último, em 1994, lhe valeu o cargo de Pianista Correpetidor desta instituição. Desde 1999 vem atuando como pianista junto ao Coral Lírico de Minas Gerais e também em diversas óperas.

A soprano Rita Medeiros (foto/Jaques Diogo), que é natural de Belo Horizonte, possui um vasto repertório, incluindo as principais óperas de Mozart. Como solista, cantou: Missa Afro-Brasileira (Carlos Alberto Pinto Fonseca); Tercio, Missa em Fá Maior e Missa em Mi Bemol (Lobo de Mesquita); Te Deum (Manoel Dias de Oliveira); Magnificat (Bach); Missa em dó menor (Mozart); Magnificat (Vivaldi), dentre outras. Gravou os CDs Mestres da Música Colonial Mineira, Requiem de Francesco Durante (1ª gravação mundial) e Conceição e Assunção de Nossa Senhora, da série Restauração e Difusão de Partituras. Participou da XVI Bienal de Música Brasileira Contemporânea, interpretando a peça “Uma didática da invenção”, de Fausto Borém, e atuou nos papéis de Orfeo (La Favola d’Orfeo – Monteverdi), Lola (Cavalleria Rusticana – Mascagni), Marcellina (Bodas de Fígaro – Mozart), Carmen (Carmen - Bizet), Rosina (O Barbeiro de Sevilha – Rossini), Madame Herz (O Empresário - Mozart) e Marianna (La Serva e l´Ussero - Ricci).

Mozart, Offenbach, Strauss e Donizetti fazem parte do repertório do concerto desta noite.

Nenhum comentário: