segunda-feira, 19 de maio de 2008

‘O Tempo e o Lugar’ tem pré-estréia no Palácio das Artes




Nesta segunda-feira, dia 19, às 20h30min, o Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, apresenta uma pré-estréia gratuita do documentário “O Tempo e o Lugar”, de Eduardo Escorel, com a presença do cineasta. Conhecido como um dos mais importantes montadores do Cinema Novo, Escorel também dirigiu, roteirizou e produziu filmes de ficção e documentários trabalhando com os cineastas Joaquim Pedro de Andrade, Glauber Rocha, Júlio Bressane, Eduardo Coutinho, João Salles, entre outros. A sessão será seguida de debate com Eduardo Escorel e com o professor da UFMG, César Guimarães.

“O Tempo e o Lugar” é resultado de uma relação de 12 anos, estabelecida com Genivaldo da Silva, o Geno, agricultor da região semi-árida de Inhapi, Alagoas. Escorel manteve contato com ele desde o primeiro encontro em 1996, quando esteve no Nordeste para dirigir um vídeo publicitário do qual Geno era o protagonista. O cineasta se impressionou logo com o percurso de militância política de Geno, intensificado ainda mais por seu discurso contundente: foi membro da Igreja Católica, liderança do MST, candidato pelo PT, e, hoje, vive sem partido e sem bandeiras atuando na CEAPA – central que articula o trabalho dos pequenos agricultores da região.

O documentário “O Tempo e o Lugar” (foto/Divulgação-FCS) reúne formas distintas de registro, feitos em três épocas – 1996, 2005, 2007 - e em três suportes diferentes, estilos que são costurados pela conturbada trajetória de vida do agricultor. Pilares da linguagem cinematográfica, o tempo e o espaço fazem valer o mundo da experiência, que nos é apresentado através de uma realização que está aberta à contemplação, à observação e à reflexão. O filme foi apresentado neste ano na Seleção Oficial do “É Tudo Verdade – 13° Festival Internacional de Documentários”.

Nenhum comentário: