sábado, 31 de maio de 2008

Cordel do Fogo Encantado faz show no Freegells Music



Neste sábado, dia 31, a partir das 22h30min, o Cordel do Fogo Encantado estará no Freegells Music (Av. do Contorno, 3239 – Santa Efigênia), em Belo Horizonte, apresentando o show “Transfiguração”.

Um dos grupos mais representativos da cena independente nacional, a banda pernambucana mistura teatro, poesia e música, em arranjos nada convencionais, que despertam a atenção de todos. Formado pelo vocalista e pandeirista Lirinha, os percussionistas Emerson, Nêgo Henrique e Rafa Almeida e o violonista Clayton, o Cordel do Fogo Encantado (foto/Pio Figueiroa) nasceu de um espetáculo cênico-musical montado em Arcoverde, terra natal do grupo, a 260 quilômetros do Recife. Suas apresentações surpreendem não somente pela força e ousadia da mistura sonora dos instrumentos percussivos, como também pela harmonia do violão de raiz.

Com muita cor e magia, o grupo narra a trajetória do fogo encantado, através de forte presença cênica de seus integrantes, que conta ainda com um requintado projeto de iluminação e de cenário.

O show “Transfiguração” transporta o público por meio de uma atmosfera quase mística para uma viagem sonora, até um universo próprio, onde outra realidade é transfigurada, o que torna a apresentação uma experiência única, por sua natureza marcante e envolvente.

No repertório, as músicas “Preta”, “Aqui (Memórias do Cárcere)”, e “Na Estrada (Quando Encontrei Dean Pela Primeira Vez)”, são repletas de significados, e trazem melodias carregadas pelo coral de vozes dos percussionistas. A tradição e inovação típica do Cordel aparecem com naturalidade na inserção de elementos musicais do candomblé na faixa instrumental “O Lamento das Águas Sagradas”.

O show traz também canções dos dois primeiros discos do Cordel do Fogo Encantado, como “Chover”, uma reverência aos poetas nordestinos de cordel, “Antes dos Mouros”, “Os oím do meu amor” e “O Palhaço do Circo sem Futuro”, entre outras.

Nenhum comentário: