
Neste final de maio, os grupos de Câmara da Fundação Clóvis Salgado estão circulando pelo Interior mineiro. Músicos com sólida formação musical e que gostam de fazer música instrumental, o Quarteto Carajazz (foto/Helen Isolani) faz apresentações gratuitas, entre hoje, 30 de maio, e 1º de junho em três cidades da região Noroeste do Estado: Unaí, Buritis e Arinos. A iniciativa de circulação cultural, que tem o objetivo de democratizar o acesso da cultura e formar público, é da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado, em parceria com as prefeituras municipais.
A música de câmara é uma forma de música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos e que pode ser executada em salas menores. Entre os seus gêneros mais importantes estão o “quarteto de cordas”, “quinteto de sopros” e de “metais”, dentre outras diversas combinações de instrumentos.
Formado por Marcelo Pereira (flautas e saxofones), Robério Molinari (piano), Milton Ramos (contrabaixo) e Aluízio Brant (bateria e percussão), o Quarteto Carajazz apresentará em seu repertório a obra magistral “Suíte para Flauta e Piano”, de Claude Bolling, pela qual se consegue fundir elementos da música clássica com a autêntica improvisação jazzística. Atualmente, o grupo desenvolve um trabalho com a música instrumental brasileira. Para esses concertos pelo Interior, serão executadas peças de Villa Lobos.
Com entrada franca para todas as apresentações, os concertos deste fim de semana seguem o seguinte roteiro: hoje, dia 30 – em Unaí – às 20h30min, no Itapuã Iate Clube; amanhã, 31 – em Buritis – às 19h, na Câmara Municipal; e no domingo, dia 1º - em Arinos – às 10h30min, na Igreja Nossa Senhora Aparecida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário