sábado, 31 de maio de 2008

Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa termina hoje

Da AGÊNCIA MINAS

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) chama a atenção dos produtores rurais para o prazo final da 1ª etapa da vacinação contra Febre Aftosa no Circuito Pecuário Centro-Oeste. A Campanha teve início no dia primeiro, e o produtor tem até este sábado, dia 31, para imunizar seu rebanho.

Esta semana o IMA intensificacou as fiscalizações nas propriedades rurais e, em alguns caso até fez a vacinação direta. O produtor que não cumprir a norma estará sujeito a multas (R$ 45,31 por animal) e outras penalidades previstas em lei. Nesta primeira etapa da campanha, todo o rebanho deve ser vacinado, inclusive recém-nascidos e fêmeas prenhes.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, pede para que o produtor se conscientize e vacine seu rebanho. “Para a erradicação definitiva da Febre Aftosa, ainda é necessária a vacinação. O registro de focos da doença no País gerou embargos e deixou alguns Estados distantes dos mercados mais lucrativos. Atualmente, Minas possui 79 propriedades autorizadas a exportar carne para a União Européia, e é indispensável que façamos um trabalho eficiente de prevenção”.

O Circuito Pecuário Centro-Oeste engloba os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, parte de Minas Gerais e do Paraná, além do Distrito Federal. Em Minas, estão envolvidas neste Circuito 155 mil propriedades rurais, distribuídas por 325 municípios das regiões do Alto Paranaíba, Noroeste, Sudoeste, Sul e Triângulo, resultando em 12 milhões de animais.

Segundo os veterinários, “a Febre Aftosa é uma doença altamente contagiosa, transmitida pela saliva, leite, urina, fezes, pelo ar, água e por qualquer material que tenha entrado em contato com o animal contaminado, como roupas, sapatos e rodas de veículos”.

Nenhum comentário: