quinta-feira, 29 de maio de 2008

Seminário debate produção de gemas em Governador Valadares

Da Ascom/ALMG

A última etapa regional do Seminário “Minas de Minas” será realizada nesta quinta-feira, dia 29, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, quando serão discutidas as atividades e potencialidades das gemas e feldspato. O seminário, realizado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com mais de 20 entidades, tem como objetivo discutir a cadeia produtiva da mineração para elaborar uma política minerária estadual e colher sugestões para aprimorar a política nacional. O encontro de hoje, com a presença do presidente da ALMG, Alberto Pinto Coelho, será das 8h às 17h, na Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (Fadivale), na rua Dom Pedro II, 244, Centro de Governador Valadares.

Depois de 11 encontros regionais em abril e maio, a etapa final acontece em Belo Horizonte, de 9 a 12 de junho. Nessa fase, serão discutidas as propostas apresentadas em cada regional e votado um documento final para subsidiar políticas para o setor e alterações na legislação. As inscrições para essa etapa, que começaram dia 19, podem ser feitas até 2 de junho, pela internet (www.almg.gov.br), pelo fax (31) 2108-7670, ou, pessoalmente, das 8h às 18h, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Assembléia, na rua Rodrigues Caldas, nº 30, bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

Pólo da extração e exportação de gemas, Governador Valadares é responsável pela produção de turmalina, topázio., quartzo, ametista e águas marinhas. Segundo o Sindicato das Indústrias de Joalherias (Sindijóias), de janeiro a março deste ano, as exportações de pedras preciosas alcançaram U$ 175,5 milhões, 22% a mais que no mesmo período do ano passado. Minas Gerais respondeu por 45% do total das vendas externas do País, numa movimentação financeira equivalente a U$ 598,5 milhões.

Apesar da grandeza desses números, não há uma correspondência em relação ao recolhimento da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) relativo à produção em Valadares e em mais 14 municípios do entorno. Nenhuma dessas gemas está incluída nos recolhimentos da Cfem, pelos dados do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). As operações registradas no ano passado são com gnaisse, argila, quartzo, granito e areia, no valor de R$ 45 bilhões, com recolhimento da Cfem de R$ 710 milhões.

O granito é outro mineral de destaque na região, com significativo número de requerimentos de lavra no DNPM. A cidade, além de sua topografia plana e ruas arborizadas, possui como traço marcante o pico Ibituruna, com 1.123 metros de altitude, sendo uma área de proteção ambiental com rica reserva de fauna e flora. Projetado internacionalmente, levando a cidade a ser a capital mundial do vôo livre, o Ibituruna sedia durante todo o ano campeonatos com participantes de vários países.

Nenhum comentário: