terça-feira, 27 de maio de 2008

Comissão da ALMG debate projetos de irrigação no Estado

Da Ascom/ALMG

Nesta terça-feira, dia 27, as ações do Estado para a área de irrigação, como políticas, financiamentos, projetos e resultados, vão ser discutidos pela Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa, em Belo Horizonte. A audiência pública foi solicitada pelos deputados Antônio Carlos Arantes (PSC), Vanderlei Jangrossi (PMDB) e Chico Uejo (PSB), e está prevista para as 15h, no Plenarinho II.

O Projeto Jaíba é o mais significativo programa de irrigação mineiro, de acordo com dados da Ruralminas. A primeira etapa abrange uma área de aproximadamente 33 mil hectares com a fazenda Yamada e o perímetro irrigado de Mocambinho. A segunda etapa, que já começa a ser movimentada, possui uma área de 34 mil hectares, pertencentes ao Grupo Ometto.

Depois da experiência do Jaíba, o Governo mineiro criou o Programa Irrigar Minas, que prevê a implantação de projetos para grandes e médios produtores e agricultores familiares. Entre eles está o programa Planvale, de aproveitamento das águas dos rios Jequitinhonha e Pardo; e os da bacia do Rio Verde Grande e Baixo Rio Grande. Há ainda projetos e barragens para irrigação em Setúbal, Berizal, Peão, Galheiros e Jequitaí.

Foram convidados para a reunião de hoje, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas, Gilman Viana Rodrigues; o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões; o presidente da Ruralminas, Paulo Bregunci; o presidente da Emater, José Silva Soares; o presidente do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto; e o presidente do Conselho de Administração do Projeto Jaíba, Pedro Magalhães Torres.

Nenhum comentário: