sexta-feira, 16 de maio de 2008

Bienal do Livro de Minas deve receber 200 mil visitantes



Da AGÊNCIA MINAS

Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura, a formação de novos leitores e a divulgação da produção literária contemporânea, a Bienal do Livro de Minas (foto Lúcia Sebe/Secom MG) foi aberta ontem, dia 15, com 130 expositores, numa área de 3,6 mil m2, no Expominas, em Belo Horizonte. Além da secretária estadual de Cultura de Minas Gerais, Eleonora Santa Rosa, e da subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, professora Raquel Elizabete de Souza Santos, estiveram presentes à solenidade, no auditório Guimarães Rosa, o presidente da Câmara Mineira do Livro, organizadora do evento, José de Alencar Mayrink; a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Maria Antonieta da Cunha; o presidente da GL Events do Brasil, Arthut Repsold; a vice-presidente da Fagga Eventos, Andréia Repsold; e a vereadora Lúcia Scarpeli, entre outras autoridades.

Ao longo de 11 dias, os cerca de 200 mil visitantes que são aguardados poderão conhecer lançamentos e participar de sessões literárias com a presença de mais de 80 autores nacionais e internacionais. Só no primeiro dia da Bienal, mais de 1.500 estudantes de escolas estaduais visitaram os estandes, ganharam vale-livros e se encantaram com o volume de obras e atividades do evento.
A Bienal do Livro de Minas será realizada em anos pares, e consolida o papel do Estado no cenário literário brasileiro. “Esta Bienal nasce num Estado que cultiva não apenas o desenvolvimento econômico, social e cultural, mas planta, desde já, as sementes para que o futuro nos traga muitos leitores para escritores da estirpe daqueles que deram a Minas Gerais o reconhecimento nacional como celeiro de letras e palavras,” afirmou a secretária estadual de Cultura, Eleonora Santa Rosa, ao abrir oficialmente o evento.

Nenhum comentário: