quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A previsão é de muita chuva em Minas Gerais

Da AGÊNCIA MINAS

De acordo com o meteorologista do MG Tempo/Cemig/Puc Minas, Ruibran dos Reis, a previsão climática para dezembro é de 20% a 30% de chuvas acima do normal. “Para janeiro, a estimativa é de chuvas dentro da normalidade. Nos meses de fevereiro e março a possibilidade é de chuvas 10% acima do normal”, informou. O meteorologista comparou que, em relação a 2007 e 2008, a previsão para 2009 é que as chuvas alcancem de 30% a 40% acima da média histórica, que é de 1.500 milímetros ao ano.

O coordenador municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte, coronel Valter Lucas, orienta, após essas previsões, que as pessoas notificadas por residirem em áreas de risco devem deixar, imediatamente, suas residências, e que toda a população deve providenciar a limpeza das calhas e caixas de passagem de água de chuva. Quanto às bocas-de-lobo, ele destaca que “é importante não jogar lixo ou material que possa obstruí-las. Em caso de necessidade de limpeza, as regionais devem ser acionadas”.

“No período de chuvas, os pedestres devem evitar travessias em áreas inundadas ou alagadas, pois há riscos de contaminação, de serem arrastados pelas águas ou de queda em buracos submersos. No caso de veículos, os motoristas podem ser surpreendidos por erosões, correntezas que tirem a estabilidade ou façam com que o veículo pare de funcionar”, pontuou o experiente militar.

Os moradores que necessitarem de ajuda ou informações devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.

Nenhum comentário: