sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Lula vem a BH participar do aniversário da Capital mineira

A programação do aniversário de Belo Horizonte, comemorado nesta sexta-feira, dia 12, contará com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na Capital mineira. Ele e o prefeito Fernando Pimentel, juntamente com outras autoridades, vão inaugurar a Av. do Cardoso e entregar 88 apartamentos no Aglomerado da Serra, nas regiões Leste e Centro-Sul. A solenidade está marcada para as 10h, na Av. do Cardoso, esquina com rua Bandonion.

Um pouco antes, os 111 anos da Capital mineira já estavam sendo festejados com uma celebração eucarística, na Igreja da Boa Viagem (rua Sergipe, 175, Funcionários), às 9h, presidida pelo Núncio Apostólico do Vaticano no Brasil, Dom Lourenzo Baldisseri. A missa serviu para comemorar, também, os 50 anos da PUC Minas.

A Av. do Cardoso é a principal obra viária do “Vila Viva”. Com extensão de 1.660 metros e quatro faixas de rolamento com 16 metros de largura, ela une as regiões Leste e Centro-Sul da Capital mineira, além de interligar as vilas que integram o aglomerado. A avenida – com início na Av. Mem de Sá, em Santa Efigênia, e término na rua Passagem, no bairro Serra – será um eixo viário que vai orientar, distribuir e hierarquizar o trânsito na região. A Av. do Cardoso conta com dois viadutos em seu trajeto - um de 128 metros e outro com 64 metros de extensão. Ambos foram construídos como alternativa para economizar recursos com grandes obras de contenção e minimizar o impacto ambiental ao evitar movimentação de grande volume de terra.

A Prefeitura vai entregar, também, mais 88 apartamentos para famílias do aglomerado que foram removidas de trechos de obras e de áreas de risco. São 64 unidades no Núcleo Habitacional São João e 24 no Núcleo Fátima, com dois e três quartos. Até o final das intervenções, o “Vila Viva” prevê a construção de cerca de mil apartamentos no local. Sem incluir os que serão inaugurados hoje, a Prefeitura já entregou 272 apartamentos nos conjuntos habitacionais São João, Cardoso e CREAR. Além disso, outras 456 unidades se encontram em fase de construção.

As intervenções do programa no Aglomerado contam com recursos assegurados do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com contrapartida municipal. As obras fazem parte do Programa Municipal de Urbanização de Vilas e Favelas, Vila Viva.

Nenhum comentário: