sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Contrato entre PBH e Hospital São José facilita vida de pacientes

Da Ascom/PBH

Será assinado, nesta sexta-feira, dia 19, às 14h30min, na Capital mineira, um contrato entre a PBH, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, e o Hospital São José. O acordo tem a finalidade de garantir a qualidade do atendimento aos pacientes do SUS e prevê uma verba mensal adicional para a instituição, que varia de acordo com a qualidade dos serviços prestados. Estarão presentes o secretário municipal de Saúde de BH, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, o diretor do hospital, Leonardo Tadeu Campera Brescia, e o presidente da Fundação Lucas Machado (Feluma), Wagner Eduardo Ferreira.

A avaliação da qualidade dos serviços prestados será feita por uma equipe de acompanhamento, formada por dois funcionários da Secretaria e dois do hospital. Eles irão verifica,r constantemente, os indicadores apresentados pelo hospital, como a taxa de ocupação dos leitos do SUS, que deve ser superior a 80 por cento. “Além disso, o hospital precisa contar com um conselho de usuários atuante, e garantir a visita ampliada – ações que fazem parte da Política Nacional de Humanização – e ter protocolos assistenciais", explica a gerente de Regulação e Atenção Hospitalar da secretaria, Alzira de Oliveira Jorge.

Com cem leitos destinados ao SUS, o Hospital São José é o último entre os conveniados ao Sistema de Saúde da Capital mineira a aderir ao convênio. “O contrato foi definido por uma portaria ministerial. Pelo acordo, os hospitais recebem repasse do SUS não apenas pela quantidade de consultas e procedimentos, mas, também, pela eficiência com que atendem os usuários”, explica o secretário Helvécio Magalhães.

No caso dos hospitais de ensino, a verba variável por qualidade equivale a 15% do valor pré-fixado do contrato. Já para os filantrópicos, o valor corresponde a 10% do contrato.

Nenhum comentário: