sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Artistas da '3ª Jornada da Inclusão...' dão show em BH

Artistas com deficiências físicas ou mentais de todas as regiões de Minas Gerais terão a oportunidade de desfilar seus talentos no grande palco do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. É que foram selecionadas 44 atrações que estiveram nas etapas preparatórias para a 3ª Jornada da Inclusão da Pessoa com Deficiência, realizada em parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES/MG) e o Instituto São Francisco de Assis, dirigido pelo ator Marcos Frota. O evento será realizado desta sexta-feira, dia 19, até o próximo domingo, 21 de dezembro, sempre à tarde.

“Vamos encenar um espetáculo único, com uma hora e meia de duração. Todos vão compartilhar aquele que é o maior palco de Minas Gerais, em um show para vencer o preconceito e demonstrar que as pessoas com deficiência devem participar ativamente da construção do nosso País e da nossa cidadania. E tenho certeza de que preparamos um elenco de excelente nível técnico e artístico”, comentou o apresentador dos shows, Marcos Frota. O ator global tornou-se referência nessa área, depois de suas elogiadas interpretações dos personagens portadores de deficiência, que protagonizou, na telinha, como "Tonho da Lua", na novela "Mulheres de Areia", e, mais recentemente, como "Jatobá", em "América".

Nesta edição, a Jornada da Inclusão teve etapas seletivas, passando por 28 cidades mineiras. O intuito foi conhecer e identificar grupos que desenvolvem, artisticamente, a inclusão da pessoa com deficiência, visando selecionar as melhores experiências com apresentação de um grande espetáculo, que visa quebrar os preconceitos e trabalhar, de forma lúdica, a questão da saúde e da inclusão. O público-alvo do evento são as instituições que trabalham para a inserção do deficiente na sociedade. Estas entidades receberão convites para participar dos três dias de shows.

A 3ª Jornada da Inclusão ainda vai contar com shows da Companhia de Balé de Cegos Fernanda Bianchini, com a participação da bailarina Ana Maria Botafogo; da Orquestra Filarmônica Bacchianas, regida pelo maestro João Carlos Martins; Paralamas do Sucesso, com a colaboração de Gilberto Gil e Fernanda Takai, além de palestras, entre as quais as do medalhista olímpico Lars Grael, o cineasta Helvécio Ratton e Izabel Maior, da Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde).

Nenhum comentário: