terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Museu de BH recebe Quinteto Tempos, de Rufo Herrera



Encerrando a programação de 2008 do Projeto Ofício da Música, o Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte (Praça da Estação) recebe nesta terça-feira, dia 9, às 19h30min, o Quinteto Tempos, idealizado, em 1992, pelo compositor argentino, Rufo Herrera. Além de do seu criador, integram o grupo (foto/Rodrigo Daí), Alvimar Liberato (violonista), Antônio Viola (violoncelista), Eduardo Campos (percussionista) e Fernando Santos (contrabaixista).

Radicado no Brasil desde 1963, Rufo iniciou-se na música de forma autodidata. É autor de mais de 200 obras, entre elas operetas, cantatas, peças musicais para teatro e duas óperas: “Grande Sertões” (2000) e “Balada para Matraga” (1985), baseadas, respectivamente, nas obras “Grande Sertão Veredas” e “Sagarana”, de Guimarães Rosa.

Fazendo a ponte entre a música erudita e a música popular instrumental, o repertório do show inclui composições de Hermeto Pascoal, Marco Antônio Guimarães (Uakti) e Milton Nascimento, Villa Lobos, Bach, Piazzola, os chorinhos de Belline de Andrade, além das próprias composições de Rufo Herrera.

O disco “Toda Música”, o segundo do Quinteto, foi incluído entre os 10 melhores do ano de 1999, pelo jornal Estado de Minas, estando ao lado de outros grandes nomes, como Chico Buarque, Guinga, Lenine, Tom Zé e Ana Carolina. O primeiro, “Tocata Del Alba”, foi lançado em 1995, e, em breve, será lançado o terceiro, em parceria com Sylvia Klein e Wagner Sander.

Com o objetivo de ampliar o espaço da música contemporânea e popularizar a música instrumental de qualidade, o grupo vem se apresentando para diversos públicos e em diferentes locais, desde Assunção, no Paraguai, até Capelinha, no Interior de Minas Gerais, passando por Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, entre outras capitais.

Com curadoria de Poti Castro, o “Ofício da Música”, que é mais uma iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, que, este ano, comemora 10 anos de atuação, oferece entrada gratuita para todos, sujeita à lotação de até 200 pessoas. Os ingressos devem ser retirados com meia hora de antecedência.

Nenhum comentário: