segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

IPVA/2009 já pode ser pago em Minas Gerais

Da AGÊNCIA MINAS

A partir desta segunda-feira, dia 15, as agências mineiras dos bancos credenciados – Banco do Brasil, Bradesco, Bancoob, HSBC, Itaú, Mercantil do Brasil e Unibanco – já estarão autorizadas e em condições de receber o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o conhecido IPVA.

Para facilitar o pagamento, o contribuinte, tendo em mãos o número do Renavam, poderá ainda usar os terminais de auto atendimento e a internet dos bancos para quitar o Imposto, bem como a Taxa de Licenciamento e o Seguro Obrigatório.

A primeira parcela ou parcela única vence no dia 19 de janeiro para os veículos com placas de final 1. A escala de vencimentos prossegue até o dia 30 do mês que vem, obedecendo sempre o final de placas do veículo. Pagando à vista, o contribuinte terá um desconto de 3 por cento. Poderá também parcelar em até três vezes (janeiro, fevereiro e março), sem direito ao desconto. O valor mínimo para pagamento do IPVA em parcelas iguais e consecutivas é de R$ 90,00.

Os valores do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), relativos a 2009 estão 7,04% menores do que os de 2008. A informação é do subsecretario da Receita Estadual, Pedro Meneguetti, ao anunciar a tabela e a escala de pagamento do IPVA/2009. Ele recomendou aos contribuintes para não deixarem para a última hora, pois correm o risco de perderem o prazo e o desconto para pagamento à vista

O contribuinte que desejar, poderá acessar o site www.fazenda.mg.gov.br para saber quanto vai pagar, e já emitir e imprimir a Guia do IPVA contendo os valores atuais devidos e, no caso de atrasos de exercícios anteriores, com os respectivos acréscimos legais de multas e juros) dos exercícios de 2004 a 2009. Através da digitação do número do Renavam ou pela marca/modelo do veículo, o interessado poderá ainda consultar os serviços relacionados ao IPVA/TRLAV pelos links http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/impostos/ipva, e http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/taxas/taxalicenciamento.

Após a comprovação de que o imposto foi efetivamente pago e que não há débitos relativos a exercícios anteriores, inclusive de Taxa de Licenciamento, multas de trânsito e seguro obrigatório, o Detran-MG emitirá o CRLV de 2009. Este documento é de porte obrigatório e imprescindível para circulação dos veículos.

Mais informações podem ser obtidas junto ao LIG-Minas (31) 0800-940202000, Central de Atendimento da SEF/MG (31) 3555-8866 e (31) 2128-8810, para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, outros estados e países. Para os contribuintes que residem no Interior do Estado o telefone é 0800-9420900. Outros esclarecimentos, inclusive, sobre multas de trânsito, estão disponíveis nos sites www.fazenda.mg.gov.br e www.detrannet.prodemge.gov.br .

Nenhum comentário: