domingo, 7 de dezembro de 2008

BH promove saúde da mulher e da criança no ‘Dia V’

Da Ascom PBH

Voluntárias da Coordenação da Criança e do Adolescente e do Movimento BH pelo Parto Normal, da Secretaria Municipal de Saúde, participam das atividades que marcam este domingo, 7 de dezembro, como o Dia do Voluntariado, já popularmente chamado “Dia V”. A Secretaria montará um estande na Feira de Artesanato da Av. Afonso Pena, em frente à Receita Federal, a partir das 8h30min, onde doulas comunitárias e multiplicadoras do parto normal fornecerão informações à população.

No local, as pessoas vão receber informações sobre a importância do parto normal e humanizado. Mães e gestantes ainda poderão se informar sobre a preparação para o parto, pré-natal, amamentação, gravidez precoce, gestação de alto-risco e outros temas de saúde materno-infantil. A iniciativa tem a proposta de divulgar e promover ações de prevenção, promoção e assistência à saúde da mulher, da criança e do adolescente. Durante as atividades, também serão homenageadas as Doulas Comunitárias, voluntárias que acompanham gestantes durante o trabalho de parto, e as multiplicadoras do parto normal, que apóiam o movimento e divulgam a importância do parto normal em toda a cidade.

As Doulas Comunitárias fazem parte de uma ação estratégica da Comissão Perinatal de Belo Horizonte para humanização do parto e nascimento, que tem como proposta auxiliar no resgate do caráter natural e fisiológico do parto nas maternidades conveniadas do SUS em Belo Horizonte.

Realizado desde 2001, o “Dia V” é uma promoção da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), com a proposta de ações que contribuam para os Objetivos do Milênio, sendo um dos temas a Redução da Mortalidade Materno- infantil.

Nenhum comentário: