sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Museu de Artes e Ofícios ilumina praça de Belo Horizonte


Em parceria com a Rede Globo Minas, a PBH e a Oi, o Instituto Cultural Flávio Gutierrez inaugurou, esta semana, a iluminação de Natal da Praça da Estação/2008 - “um espetáculo de luz, imagem e som em movimento”, em pleno Centro da Capital mineira.

O projeto – que valorizou o estilo mineiro, diferente da decoração de shoppings e outros prédios da cidade – consiste de 21 projetores focados em 21 janelas frontais do Museu de Artes e Ofícios. Nelas são veiculados vídeos que representam o barroco mineiro, referências ao acervo do Museu de Artes e Ofícios e do Museu do Oratório, imagens sacras e de uma Belo Horizonte antiga, além de símbolos natalinos, como velas, sinos e anjos. A música erudita acompanha as imagens, com intervenções em momentos específicos, como as badaladas dos sinos projetados.

No andar inferior do Museu, as janelas são iluminadas internamente com rodízio de cores. Para valorizar a iluminação, os holofotes da Praça da Estação foram apagados e, em seu lugar, foi instalada uma bateria de iluminação azul (foto/Divino Advíncula), propiciando melhor contraste na projeção e ambientando toda a Praça na cor azulada.

O objetivo foi desenvolver um trabalho essencialmente artístico, apontado para fora do Museu, voltado para as pessoas, para ser compartilhado com o espaço público em que está instalado. Com a fusão entre o tradicional e o contemporâneo, a iluminação criou um ambiente em que os sentimentos do Natal prevalecem, valorizando a fé e o convívio entre as pessoas.

A presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, e responsável pela coordenação do Museu de Artes e Ofícios de BH, Ângela Gutierrez, entende que “a inovação da iluminação artística é uma mensagem de Natal sutil, mas, ao mesmo tempo, profunda. É bem mineira porque são imagens feitas dentro do acervo dos museus e de algumas igrejas barrocas de Minas”.

Paralelamente aos enfeites da praça, foi desenvolvida uma programação com diversos eventos, como a banda da Polícia Militar, que se apresentou na abertura da iluminação, e a Orquestra Carlos Gomes e a Banda do Exército, que se apresentarão, respectivamente nos dias 17 e 23 próximos, sempre às 19h horas.

A iluminação de Natal da Praça da Estação, em Belo Horizonte, fica até o dia 26 deste mês, e pode ser admirada das 19h30min às 24h, todos os dias.

Nenhum comentário: