sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

BH sedia Festival Internacional de Palhaços




Desta sexta-feira, dia 5, até o próximo dia 13, Santa Tereza (Praça Duque de Caxias, Cine Santa Tereza e Café Teatro Ideal) e Praça Sete, tradicionais pontos de referência na Capital mineira, vão abrir espaço, gratuitamente, para espetáculos, intervenções surpresa, oficinas e debates.

Com diversos artistas do Brasil e do mundo, “Palhaçadas em Geral – Encontro Internacional de Palhaços” objetiva divulgar e resgatar a importância da arte do palhaço. A idealização, curadoria e produção do Festival são do Grupo Teatro Andante, que, há 18 anos trabalhando com dramaturgia teatral, continua se dedicando à arte do palhaço.

Um dos destaques da programação será um cortejo-intervenção, justamente no Dia do Palhaço, na próxima quarta-feira, dia 10, a partir das 14h, na Praça Sete. Na oportunidade, cerca de 100 palhaços vão distribuir 10 mil narizes vermelhos aos transeuntes. A idéia é resgatar o que é realmente ser palhaço, uma pessoa de bem com a vida, inocente e bem humorada, mas sem perder a razão e o olhar crítico que se deve ter sobre a realidade. No mesmo dia, às 18h, no Cine Santa Tereza, o Festival fará uma homenagem ao Palhaço Alegria, um dos mais antigos do Brasil. Atualmente, ele está com 75 anos de idade, tem mais de 60 de profissão e continua em atividade no tradicional Circo Cristal, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Do exterior, estão confirmadas as presenças de artistas da Espanha e do México. Grupos brasileiros de cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Curitiba e Brasília também vão participar do Festival. Para Marcelo Bones, diretor do Grupo Teatro Andante, “este será um encontro que proporcionará o intercâmbio entre o palhaço tradicional (aquele advindo do circo, que tem tradição familiar circense) e o palhaço contemporâneo, o que por opção, gosto e talento, aderiu a esta arte. Será um importante encontro, pois os participantes terão a oportunidade de se conhecerem, trocarem experiências e se apresentarem uns para os outros e para os públicos infantil e adulto”.

Também fazem parte da programação as Palhaçadas Variadas, que contarão com a apresentação de diversos números de palhaços de BH e das mais variadas regiões do Brasil. Todas as atividades têm entrada franca, mediante retirada de senhas meia hora antes nas bilheterias do Cine Santa Tereza e do Café Teatro Ideal.

No próximo domingo, dia 14, o Festival sai de Belo Horizonte rumo à Mariana, onde acontece o Festival Circo Volante. Quem comanda a festa por lá, até o dia 16, é o próprio grupo Circo Volante, em parceria com o Teatro Andante (fotos Guto Muniz). Serão 30 horas de programação, reunindo 50 palhaços, três convidados internacionais e bandas de música da cidade. O evento ocupará duas praças, o SESI da cidade, a sede do Circo Volante e o Ateliê Catin Nardi Bonecos.

Também com entrada franca, o Festival traz três oficinas que abordam os universos do palhaço, do circo e do teatro – “Comicidade no Jogo do Palhaço”, “Um Corpo que Pergunta - Diálogo gestual e Improvisação” e “Palhaço, o ainda mais difícil da emoção”.

Mais informações sobre os espetáculos e oficinas podem ser obtidas no
www.palhacadasemgeral.blogspot.com .

Nenhum comentário: