sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Aniversário de Belo Horizonte movimenta a Capital mineira

Da Ascom/PBH

A PBH preparou uma programação especial para a comemoração dos 111 anos de Belo Horizonte. As atividades começam nesta sexta-feira, dia 5, com diversas atrações para a população. Um dos destaques é a grande festa que vai marcar a inauguração da árvore de Natal flutuante da Pampulha. O evento contará com a apresentação da banda Asas de Minas e do grupo Skank. Na ocasião, também será inaugurada a Praça da Pampulha.

Como parte da programação, a Capital mineira vai ganhar mais três centros culturais: Jardim Guanabara, Padre Eustáquio e Salgado Filho. Também as obras no entorno do Mercado Central serão entregues à população, completando mais uma etapa concluída do Programa Centro Vivo.

Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, a Prefeitura de BH vai entregar 80 apartamentos na vila São José, na Regional Noroeste. Os moradores do Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul, também serão beneficiados com a inauguração da Av. do Cardoso e a entrega de 88 apartamentos, ambas ações do programa Vila Viva.

Serão inauguradas, ainda, obras do Complexo da Lagoinha, com a liberação do viaduto sobre a nova trincheira. Ainda dentro das festividades, a população receberá a milésima obra realizada por meio do Orçamento Participativo (OP).

Nesta sexta-feira, dia 5, às 19h, a inauguração do Centro Cultural Jardim Guanabara (rua João Álvares Cabral, 287, bairro Jardim Guanabara), mar o início das comemorações pelos 111 anos de Belo Horizonte. O local conta com hall de exposições, salas para oficinas diversas, biblioteca, auditório multiuso com camarim, espaço de arena e jardins, além de um pátio descoberto. Escolhido pela comunidade por meio do Orçamento Participativo (OP), o empreendimento é o terceiro centro cultural da região Norte. Após a inauguração, às 19h30min, o espaço irá exibir a Mostra Internacional Imagem dos Povos, com o tema “Lendas Amazônicas”. O público ainda poderá conferir os filmes “O Curupira”, “O Boto”, “Iara” e “Matita Pereira”.

Amanhã, dia 6, às 9h, será inaugurada outra obra escolhida pela comunidade por meio do OP: o Centro Cultural Padre Eustáquio (rua Jacutinga, s/nº, bairro Padre Eustáquio).A programação cultural deste dia inclui corais, circo e bandas de música com ritmos variados. Implantado na antiga feira coberta do Padre Eustáquio, o novo Centro Cultural conta com biblioteca, salas para oficinas de artes plásticas e artes cênicas, ampla praça com palco e estacionamento. Às 10h, serão inauguradas as obras de revitalização do entorno do Mercado Central (Av. Augusto de Lima, entre rua Santa Catarina e praça Raul Soares), mais uma intervenção concluída por meio do Programa Centro Vivo. Às 19h, a Praça da Estação irá receber a iluminação de Natal.

No domingo, dia 7, às 9h, a orla da Lagoa da Pampulha vai sediar a X Volta Internacional da Pampulha. A largada será na praça Dalva Alberto Simão. Às 10h, mais uma obra do OP será inaugurada: o Centro Cultural Salgado Filho (rua Nova Ponte, 22, bairro Salgado Filho). Durante a entrega da obra, o público poderá desfrutar de shows com ritmos variados, circo, exposição de artes plásticas e brincadeiras. O Centro Cultural conta com biblioteca, espaço para inclusão digital, auditório multiuso com camarim, sala para oficinas de dança, alas para oficinas de artes plásticas, hall de exposições e uma praça de eventos.

Nenhum comentário: