quarta-feira, 25 de março de 2009

Repertórios de óperas animam fim de tarde em BH

A Fundação Clóvis Salgado apresenta, neste mês de março, o seu mais novo projeto: “Vesperais Líricas”. Nesta e em toda última quarta-feira do mês, a Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes vai reúnir grupos de cantos líricos, jovens músicos de Belo Horizonte e do Interior, com apresentações de repertórios de óperas.

“O objetivo desse projeto é incentivar esses jovens músicos a ficarem em Belo Horizonte, mostrar para eles que não precisam ir para o Rio de Janeiro e São Paulo para seguir o sonho de cantar em óperas. ‘Vesperais Líricas’ veio para ficar, para eles desenvolverem dons e conquistar admiradores e o mundo”, afirma a curadora do projeto, musicista Eliane Fajioli, que, ao piano, acompanha os músicos, durante as apresentações.

O amor foi o tema escolhido para a estreia do “Vesperais Líricas”, nesta quarta-feira, dia 25, às 17h com ingressos a R$ 1,00. Para esta primeira edição do “Vesperais Líricas”, foram convidados 10 cantores vindos do CEFAR, UFMG, UEMG e universidades de música do Interior, que têm o sonho de seguir a carreira de cantores líricos. São eles: Carolina Rennó, Aline Soares Araújo, Indaiara Silva dos Santos Patrocínio, Urbano Peres de Lima, Melina Peixoto, Tereza Cançado, Mauro Chantal, Lílian Assumpção, Marcelo Salomão e Judson Xavier.

Antes de cada espetáculo, apresenta-se um breve resumo da área da ópera que será cantada. É uma oportunidade dos amantes do canto lírico assistir apresentações dos jovens cantores mineiros, e aqueles que nunca pararam para ouvir, vão conhecer músicas líricas cantadas por músicos da nossa terra.

As óperas sabem muito bem representar esse tema: o amor correspondido, o drama, a tragédia. Os cantores colocam em sua voz e na sua interpretação os elementos emocionais do amor. Compositores, como Verdi, Mozart, Gluck, Gounod, Carlos Gomes, Bizet, souberam escrever sobre o amor. “Então, é mais do que certo a homenagem ao tema e a eles”, justifica a curadora do projeto, Eliane Fajioli.

Nenhum comentário: