terça-feira, 17 de março de 2009

Prodabel implanta mais um ponto de 'Hotspot' em Belo Horizonte

Da Ascom/PBH

A Prodabel, empresa de Informática da Prefeitura de Belo Horizonte, acaba de ativar, no Parque Ecológico da Pampulha, na Capital mineira, mais um ponto de acesso livre à internet, o chamado “Hotspot”. A partir de agora, os visitantes do parque também poderão acessar a rede de internet sem fio e gratuita que a Prefeitura de BH está implantando em toda a cidade.

O gerente do projeto de implantação do “BH Digital”, Gérson Pinheiro, espera que o número de acessos seja elevado no Parque Ecológico, por onde circulam, semanalmente, cerca de seis mil pessoas. “Durante a tarde em que estava ativando o novo hotspot, foram identificados 12 acessos à rede”, comentou Pinheiro.

Já diretor de rede da Prodabel, George Machado, afirma que o novo ponto vai garantir mais facilidade de acesso à informação para estudantes e visitantes. “O interessante é podermos oferecer o acesso facilitado à rede para todos os cidadãos. Em alguns locais, o público tem um perfil mais executivo. No Parque Ecológico, os usuários, em sua grande maioria, estão em busca de lazer”.

Desde abril de 2008, quando a Prodabel ativou o primeiro hotspot do BH Digital, instalado na Praça da Liberdade, 5.200 usuários cadastrados já utilizam a rede da Prefeitura, frequentemente.

Atualmente, estão em funcionamento hotspots nas praças da Liberdade, Estação, Assembléia e Sete, nos parques Municipal, Ecológico da Pampulha e das Mangabeiras, além da rodoviária e dos prédios da Prefeitura, Prodabel e Secretaria Municipal da Fazenda de Belo Horizonte. A expectativa é de que, até o fim de abril, as praças do Papa e de Santa Efigênia também integrem a rede.

Para George Machado, a ativação de mais um hotspot é um importante passo para a concretização do ‘BH Digital’. “Aos poucos, estamos pondo tudo no lugar. O importante não é, simplesmente, fazer e colocar para funcionar, mas manter o bom funcionamento depois da instalação. Pelo fato de ser uma tecnologia nova, a instalação foi muito bem sucedida. Houve atrasos, mas nada absurdo, considerando-se que é uma tecnologia inovadora, que pouquíssimas cidades do mundo utilizam”, avalia.
No hotspot, que integra o programa de inclusão digital da Prefeitura, o “BH Digital”, o cidadão que possui um notebook ou um computador de mão, com placa de rede sem fio, ou com celular WiFi, pode acessar, gratuitamente, a internet, e navegar, por tempo indeterminado, no site da PBH e, por duas horas diárias, em outras páginas.

Para isso, os interessados devem preencher um cadastro, cuja página é exibida, automaticamente, quando o usuário liga a máquina, estando em um hotspot da Prefeitura. Nela, o cidadão deve cadastrar seu nome de usuário e senha. A partir daí, é só aproveitar a navegação.

Nenhum comentário: