quinta-feira, 5 de março de 2009

Governador Aécio Neves Visita ´Cidade Administrativa´



Da AGÊNCIA MINAS

O governador Aécio Neves visitou, ontem, dia 4, as obras da Cidade Administrativa, no bairro Serra Verde, em Belo Horizonte, que abrigará toda a administração direta do Estado. Cerca de 50% das obras já estão concluídas, e a previsão é que o Palácio do Governo seja inaugurado em dezembro deste ano. As obras do complexo completaram 14 meses em fevereiro e estão com todas as etapas cumpridas conforme o previsto no cronograma.

A Cidade Administrativa é uma ação indutora do desenvolvimento da Região Norte da Capital mineira e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com essa ação, uma forte transformação já está acontecendo na área Norte da RMBH, encerrando o processo de empobrecimento da região marcado pela carência de serviços e pelo expressivo crescimento demográfico.

“Não se trata apenas da construção de uma nova Cidade Administrativa que vai trazer economia ao Estado, agilidade na prestação do serviço à população. Estamos definindo um novo vetor de desenvolvimento para a Capital do Estado, na direção Norte, o que é mais adequado. Não tenho dúvida de que a população do entorno compreende a dimensão desta obra, com todo o cuidado ambiente. Teremos aqui, talvez, o maior parque ecológico da Região Metropolitana de Belo Horizonte”, disse o governador.
Aécio Neves garantiu que não haverá atraso no cronograma das obras em função da crise econômica internacional. Segundo o governador, o Estado está em condições de manter integralmente o calendário acertado para a obra.

”A nossa idéia é termos, já em dezembro, todo o Palácio integralmente funcionando, todos os prédios estruturalmente prontos, com três a quatro andares também funcionando, com as pessoas trabalhando. E a partir do início do ano, nos primeiros três ou quatro meses, queremos transferir o restante do governo para cá”, afirmou Aécio Neves.

Durante a visita (foto Omar Freire/Imprensa MG), o governador anunciou que encaminhará um projeto de lei à Assembleia Legislativa, alterando o nome da futura sede da administração direta do governo de Centro Administrativo para Cidade Administrativa.

“Estamos fazendo mais uma visita ao que, agora, passaremos a chamar de “Cidade Administrativa”. Estamos falando de uma cidade maior em população trabalhando, mais do que metade das cidades mineiras, talvez. Devemos ter, aqui, cerca de 25 a 30 mil servidores, quando a obra estiver totalmente concluída, e cerca 10 a 15 mil cidadãos mineiros que vão acessar os serviços públicos neste local”, afirmou Aécio Neves.

Com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e investimento de R$ 948,5 milhões da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), as obras da Cidade Administrativa foram divididas em três lotes e estão sendo executadas por três consórcios. O início da construção foi em dezembro de 2007 e a conclusão está prevista para entre dezembro de 2009 e início de 2010.

Nenhum comentário: